OFICINA DE FORMAÇÃO DA CPT NA ASSOCIAÇÃO NOSSA SENHORA APARECIDA - CHUPINGUAIA/RO

    No dia 12 de março de 2023, a Comissão Pastoral da Terra realizou formação junto as famílias da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Chupinguaia-RO, com o objetivo de trabalhar sobre a importância da Missão da CPT, com a finalidade de levar ao conhecimento das famílias o que é a CPT? e qual a sua linha de ação? Além disso, buscou-se esclarecer sobre as demais parcerias junto a outras organizações de luta pela terra e território, sendo estes parceiros cientes do papel da CPT na Sociedade.

Fonte: CPT-RO

A CPT tem por princípio ético o propósito de romper o modelo socioeconômico predador e excludente e, dessa maneira, junto aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, de forma democrática e participativa, manter o compromisso com a agricultura saudável, socialmente justa, economicamente adequada e ecologicamente equilibrada. Respeitando a terra, as águas, o ser humano e os demais seres vivos.

Desse modo, a CPT-RO, por meio de apoio e assessoria aos/as trabalhadores/as rurais esforça-se em apoiar suas reivindicações, que visam a garantia do acesso à terra e a permanência nela de maneira sustentável, amazonizada e equilibrada com os recursos naturais, propondo-se, assim reduzir a violência no campo.


  As famílias da Associação Nossa Senhora Aparecida, estão em uma área ocupada que seguiu o processo espontâneo de ocupação de áreas em Rondônia. Em uma época que grande quantidade de terras da região do município de Vilhena estavam totalmente abandonadas, consideradas de baixa fertilidade e sem valor. Com o passar dos anos, as famílias dos pequenos agricultores/as mostraram com seu trabalho e esforço que é possível morar na terra, trabalhar, produzir alimentos e gerar renda. Os trabalhadores e trabalhadoras continuam na luta para a conquista da terra por meio da regularização fundiária. A CPT continua o seu apoio junto ao povo de Deus contribuindo com o seu fortalecimento e garantindo o acesso aos seus direitos.
       A CPT tem o papel de formar e informar as pessoas acerca dos conhecimentos relacionados às políticas públicas. Além disso, está trabalhando junto as famílias a soberania alimentar, sendo este direito das famílias escolherem como organizar a produção e distribuição de alimentos, em uma estreita relação com os temas sobre a democratização do acesso à terra, modelos produtivos sustentáveis oriundo da agricultura familiar, produzidos de forma agroecológica, e contra o crime e violência de qualquer natureza.
         Ressalta-se que a CPT é uma pastoral vinculada à CNBB, de caráter ecumênica, criada para ser serviço à causa dos camponeses e camponesas e ser suporte para sua organização. Portanto, é por meio de um conjunto de atividades pelas quais a Igreja realiza sua missão, que consiste primeiramente em continuar a ação de Jesus Cristo na terra, compreender o agir a clamor do seu povo no mundo.


|Fonte: CPT-RO

Galeria






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam