NOTA DE APOIO À PROCURADORA DA REPÚBLICA EM RONDÔNIA GISELE BLEGGI E DE REPÚDIO AOS ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS BOLSONARISTAS

Fonte: Folha de Rondônia.
Disponível em: https://folharondoniense.com.br/tag/gisele-bleggi-cunha/ 

As  organizações e movimentos sociais do campo, da cidade, da floresta e das águas e demais instituições e vários organismos de luta e defesa da democracia, vem a público, manifestar repúdio e preocupações relacionadas a efetivação do ódio e da violência, resultante de um movimento antidemocrático que iniciou-se com o resultado da eleição presidencial, finalizado no último 30 de outubro, em que o povo brasileiro optou pela derrota de Jair Messias Bolsonaro.

O movimento antidemocrático que tem atuado por meio de barreiras no estado de Rondônia e em algumas outras partes do Brasil, tem vitimado diversas pessoas por meio de ações violentas. A partir disso, destacamos um dos últimos fatos violentos ocorridos contra uma autoridade jurídica, neste caso nos referimos ao episódio de agressão contra a Procuradora da República em Rondônia Gisele Bleggi, que tem atuado fortemente em favor do Direitos Humanos, socioterritoriais e ambientais na Amazônia.  

As manifestações fascistas em Rondônia, assim como em outras partes do país, contrárias a decisão representada pela maioria do povo do brasileiro representam total falta de respeito à liberdade de pensamento e de escolha, sendo estes direitos garantidos em nossa Carta Magna.

Todos os atos de violência sofridos por diversas pessoas, inclusive por famílias inteiras, nas barreiras montadas nas estradas federais e estaduais, como podemos citar o caso das agressões a um casal de agricultores idosos de Nova Londrina, distrito do município de Ji-Paraná (RO), como também os atos de brutalidades contra a família de uma vereadora de Nova União. Esses são alguns dos diversos casos que estamos recebendo nos últimos dias. Ressaltamos que todos esses incidentes devem ser apurados e punidos exemplarmente perante nossa lei.

Dessa maneira, manifestamos nosso apoio à Procuradora da República em Rondônia Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha, que exerceu heroicamente sua autoridade legítima e que atualmente está sendo ameaçada e perseguida socialmente pelo cumprimento de seu dever de fiscal da Lei, bem como a todas e todos que estão sofrendo ou sofreram com esses episódio de selvageria fascista.  

Por fim ressaltamos que por trás dessas manifestações estão também, não apenas o ataque ao regime democrático, mas à defesa de milhares de famílias rondonienses em situação de conflito no campo. Pessoas que tiveram seus direitos à reforma agrária negados. Mulheres e homens ameaçados pela liberação armamentista generalizada, povos indígenas e comunidades tradicionais sem garantia jurídica e de proteção aos seus territórios, constantemente ameaçados pela grilagem de terras, garimpo ilegal e ampliação do processo de devastação e degradação dos últimos remanescentes das florestas da Amazônia e do Cerrado.

Porto Velho, 09 de novembro de 2022

Desse modo, assinam este documento:

Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos — CONSEDH/RO

VIA CAMPESINA

Movimento de Pequenos Agricultores - MPA

Movimento Sem Terra - MST

Comissão Pastoral da Terra - CPT RO

Conselho Indigenista Missionário - CIMI

Instituto Padre Ezequiel Ramin - IPER

Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia - FETAGRO

Instituto Madeira Vivo-IMV

Comitê de Defesa da Vida Amazônica na Bacia do Rio Madeira- COMVIDA

Pastoral da Educação,

Pastoral dos Migrantes e outras Pastorais Sociais e Movimentos Sociais

Coletivo Popular Direito à Cidade

Cáritas Brasileira – Organismo da CNBB

 Ouvidoria Externa

Fundação Luterana de Diaconia/Conselho de Missão entre Povos Indígenas FLD-COMIN

Cáritas Brasil

Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Estado e Território na Fronteira Amazônica GEPE-Front

Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia GTGA-UNIR

Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/UNIR

Instituto Territórios e Justiça – INTERJUS

Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé

Conselho de Missão entre Povos Indígenas - COMIN

International Rivers

Organização dos Seringueiros de Rondônia - OSR


Link de acesso ao arquivo em pdf: NOTA DE APOIO A PROCURADORA Gisele Bleggi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam