Em São Francisco do Guaporé aconteceu mais um dia de Trocas de Sementes e Plantas

Foto: CPT-RO

No dia 01 de maio de 2022 foi realizado o dia de Trocas de Sementes e Plantas na Paróquia São Francisco de Assis – São Francisco do Guaporé/RO. Com a realização da Celebração da Santa Missa com as bençãos das sementes, instrumentos de trabalhos e benção dos trabalhadores. Posteriormente ocorreu a troca e a partilha de sementes e mudas. Tendo como objetivo o incentivo à produção agroecológica dentro de suas diversidades territoriais trabalhando em respeito à vida dos povos, e do planeta.

O dia de trocas de sementes e mudas, tem sido um momento onde os participantes trazem mudas e sementes para serem trocadas, bem como com orientações das finalidades de cada semente ali representada.

Esta atividade tem sido realizada a partir da iniciativa da Comissão Pastoral da Terra -RO, que em resposta ao apelo da Laudato-si e do Sínodo para Amazônia e na busca do despertar de uma maior consciência ecológica, em uma melhor harmonia com o bioma e com a Casa Comum, tendo o apoio das dioceses de: Porto Velho, Ji-Paraná e Guajará Mirim ao incentivo à produção agroecológica.


Foto: CPT-RO

Buscou-se assim realizar uma campanha de partilha das sementes e mudas a qual é celebrada na semana agroecológica entre 1 a 12 de Outubro, Portanto, no município de São Francisco do Guaporé, Paroquia São Francisco de Assis, devido ao aumento da COVID 19, não foi possível realizar, sendo planejada para o dia do trabalhador celebrando hoje o dia de trocas de sementes e mudas, buscando o incentivo ao amor a terra e ao despertar agroecológico por meio do tema “Sementes no chão, pão na mesa: Produzindo a vida em tempos de pandemia”.

 O momento contou com a participação de aproximadamente de 100 (cem) pessoas entre crianças jovens, mulheres e homens. Com isso, esperamos que ter a possibilidade de realizar mais experiências de fortalecimento à luta pela permanência na terra.

Fonte: CPT-RO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam