segunda-feira, 22 de novembro de 2021

20 de novembro marcado com a presença da CPT-RO no Vale do Guaporé

A Comissão Pastoral da Terra do Regional de Rondônia esteve presente no último dia 20 de novembro no Quilombo Santa Fé. A data é lembrada oficialmente desde o ano de 2011 e marca o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país, marcado por mais de 300 anos de escravidão. Além disso, essa data foi escolhida por lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, localizado no nordeste do Brasil, ela marca o inicio de muitos movimentos de luta e resistência do povo negro que reivindicam direitos aos afrodescendentes brasileiros.

Dessa maneira, a CPT-RO a partir da presença de alguns agentes pastorais reuniu-se com a comunidade do Quilombo Santa Fé, localizado no município de Costa Marques-RO. A região do Vale do Guaporé registra a presença dos Territórios Quilombolas no estado de Rondônia, e assim como os demais territórios tradicionais, sofrem com o avanço da fronteira agrícola que se expande, pressiona e ameaça por meio do desmatamento ilegal, queimadas e demais conflitos socioterritoriais que afetam o povo quilombola.

A CPT-RO acompanha a Luta e a Resistência desses povos, e busca contribuir com o fortalecimento e a busca por Direitos Humanos, Sociais, Territoriais e Culturais Quilombola de Rondônia.

Associação do Quilombo Santa Fé - Fonte: CPT-RO


Dona Mafalda-matriarca do Quilombo Santa Fé / Fonte: CPT-RO


Fonte: CPT-RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.