1 ANO DE SÍNODO PARA A AMAZÔNIA

      No último domingo (25/10) ocorreu em Porto Velho a comemoração de 1 ano do Sínodo para a Amazônia que teve como tema: “Amazônia: novos caminhos para a igreja e por uma ecologia integral”. Considerado uma resposta do Papa Francisco em relação a realidade dos povos e comunidades da Pan-Amazônia. 

Fonte: carta maior / disponível em: cartamaior.com.br


       Organizado pela Arquidiocese de Porto Velho com o apoio de pastorais ligadas a igreja católica, o evento aconteceu no espaço aberto da igreja São Cristóvão, localizada na zona norte da cidade, e contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária por conta da pandemia do COVID-19, além de ser transmitido ao vivo pelos canais de youtube e facebook da arquidiocese. 

Fonte: Comunicação CPT-RO

A celebração contou com a presença de indígenas e ribeirinhos, além de camponeses do setor chacareiro de Porto Velho. Entre ritos e cânticos com destaque para o hino de autoria do Padre Cireneu Kuhm, que reflete como os povos e comunidades da floresta em comunhão com os demais habitantes da Amazônia devem sentir-se, pois “Tudo está interligado, como se fôssemos um, tudo está interligado nesta casa comum”, os presentes buscaram rememorar o compromisso da igreja católica com os povos e comunidades da Pan-Amazônia. 



Fonte: Comunicação CPT-RO

Como sinal do compromisso da Igreja, pós-sínodo foi aprovado um documento que expressa a preocupação da igreja com os conflitos agrários, com o desmatamento, com a ameaça a vida dos defensores dos direitos humanos e das lideranças dos movimentos de luta pela terra. Coloca a igreja em comunhão com as ações e teimosia como resistência dos povos amazônicos, além de reafirmar seu compromisso em defesa da ecologia integral em busca do constante desaprender e aprender afim de nós amazonizarmos.

A carta aprovada: Vozes da Amazônia

Fonte: CPT-RO




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam