Carta dia dos POBRES

CNBB
CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL - CNBB
REGIONAL NOROESTE (Porto Velho, Cruzeiro do Sul, Guajará-Mirim, Humaitá, Ji-Paraná, Rio Branco e Lábrea.)

Carta nº 18/2019 Porto Velho, 01 de outubro de 2019. |

III Jornada Mundial dos Pobres de 10 a 17 de novembro de 2019

"A esperança dos pobres jamais se frustrará” (SI 9, 19)

A Jornada Mundial dos Pobres - JMP foi instituída pelo Papa Francisco no encerramento do ano da Misericórdia e acontece no terceiro domingo de novembro, precedido de uma semana de solidariedade.
A JMP é um convite a todas as Comunidades Cristãs e às pessoas de boa vontade, para que levem esperança e conforto aos pobres e colaborem para que ninguém se sinta privado da proximidade e da solidariedade humana.
A principal referência para a Jornada é sempre a mensagem do Papa Francisco. Este ano celebraremos o terceiro ano da JMP, que tem como iluminação bíblica o salmo “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (SI 9, 19). O Papa nos diz que a opção preferencial pelos pobres e por aqueles, que a sociedade descarta e lança fora, é uma escolha prioritária para os discípulos de Cristo. Somos chamados a abraçar esta causa para não trair a credibilidade da Igreja e dãr esperança concreta a tantos indefesos.
O Papa Francisco nos convoca a sermos evangelizadores e evangelizadoras coerentes, semeando sinais visíveis de esperança. Precisamos mobilizar nossas comunidades, Pastorais Sociais, Associações e os Movimentos Populares para estar do dos pobres com iniciativas de solidariedade e empatia. Queremos nos empenhar na construção de uma sociedade justa e fraterna, tendo os pobres como protagonistas. Tenhamos bem presentes as palavras do falecido Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns: “Quem vira as costas para os pobres, vira as costas parta Deus”.
Que Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia, nos dê forças e ânimo para buscar tenazmente vida digna para todas as pessoas.

                  Fraternalmente,

Pe. José Geraldo da Silva 
Articulador das Pastorais Sociais do Regional Noroeste


Dom Francisco Merkel
 Referencial das Pastorais Sociais do Regional Noroeste


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam