REGIONAL NOROESTE DA Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil





X ASSEMBLEIA DE PASTORAL REGIONAL           
Irmãos e Irmãs de caminhada na Fé:
Coragem e Confiança!




Do Centro Arquidiocesano de Pastoral - Porto Velho, reunidos aos dias 20 a 22 de outubro, nós Bispos das 7 Igrejas Particulares do nosso Regional Noroeste, junto com muitas lideranças pastorais, movimentos e serviços, saudamos a todas as nossas comunidades. O Tema do nosso encontro foi a ‘Iniciação à vida cristã, itinerário para formar discípulos missionários’, explanado no documento 107 da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB.

Acolhemos este documento com muita alegria. Esperávamos há tempo por uma inspiração luminosa que pudesse nos indicar um caminho seguro para a transmissão da fé cristã. Quantas vezes a Igreja refletiu sobre a renovação da catequese, surgiram documentos, fizeram-se treinamentos, apelou-se aos catequistas e às comunidades eclesiais! Queremos expressar nossa gratidão a todas as pessoas pelo caminho percorrido até o momento. Porém, é importante ressaltar que a Igreja está sempre a caminho. Como nos diz um canto: “Senhor, quanto mais caminho, mais vejo aumentar a estrada”.

Com o presente documento nossa Igreja amplia o conceito de catequese e desafia os fiéis por toda a parte. Ele mostra que os três sacramentos do Batismo, da Crisma e da Eucaristia formam uma unidade, uma ‘trindade’. Para ser cristão, efetivamente iniciado, não basta se informar e instruir, se preparar para a celebração dos sacramentos. É necessário abraçar um novo projeto de vida. Afinal, o encontro com Jesus Cristo sempre provocou uma mudança de vida. Nosso documento fundamenta esta visão num texto bíblico de sensibilidade especial: No encontro de Jesus com a Samaritana (Jo 4, 4ss) Eis um encontro que transformou a vida de uma mulher e, através dela, mudou a vida e a esperança de uma pequena cidade. Com outras palavras: Uma pessoa tocada profundamente por Jesus Cristo torna-se anunciadora e testemunha da novidade que Ele traz.

No estudo percebemos que o encontro com Jesus Cristo, seja na comunidade viva, seja na meditação da Palavra de Deus, na ação caridosa ou na celebração dos mistérios da Fé sempre precede aos outros passos. Encontrar Jesus Cristo, dialogar com Ele, conhece-lo gradativamente, acolher a maneira como Ele quer se revelar, anunciar aos outros a experiência feita e testemunhar por toda a vida que Ele não é apenas um judeu piedoso e justo, mas o Senhor e Salvador de todos – eis os passos que o texto evangélico indica. Sim a meta é elevada: Transformar nossos catecúmenos em seguidores, anunciadores e testemunhas de Jesus Cristo no meio desta sociedade. Jesus Cristo garante que este caminho há de trazer paz e alegria.

Iniciar outras pessoas à vida cristã vai além da catequese tradicional, ultrapassa as condições de homens e mulheres que, além dos cuidados pela família e pelo trabalho profissional, se colocam à serviço da catequese.  Vai além das condições de uma família comum. Toda a comunidade deve se renovar e engajar na iniciação dos novatos e dos que querem retornar. Pastorais e movimentos precisam falar de sua missão. A liturgia com sua rica simbologia acompanha este itinerário e ajuda a introduzir nos mistérios da Fé... É a Igreja que acolhe e que se compromete com este caminho para uma vida nova que será também o ponto de partida para a renovação da própria sociedade. 

Pensando no Ano do Leigo podemos afirmar que o Leigo dificilmente será ‘sal da terra e luz do mundo’, se não tiver feito este itinerário. Portanto, todo mundo é convidado a fazer ou refazer este itinerário. Nossa melhor contribuição para a sociedade e para o mundo será nossa postura de cristãos autênticos, corajosos, confiantes e proféticos. 

Convidamos a todos que se deixem contagiar por aquele que veio ‘para que todos tenham vida e vida em abundância’!

Porto Velho, 22 de outubro de 2017.





                  REGIONAL NOROESTE DA CNBB:  Integram: Arquidiocese  de Porto Velho, as           dioceses  de CRUZEIRO DO SUL, GUAJARÁ-MIRIM, HUMAITÁ, JI-PARANÁ, RIO      BRANCO, Prelazia  de LÁBREA.


E-mail’s: cnbbno@gmail.com e admcnbbno@hotmail.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam