I Caravana Agroecológica e Cultural será realizada em Rondônia

  



Inicia nesta terça feira, 15 de março de 2016, a I Caravana Agroecológica e Cultural de Rondônia. Mobilizada pela Rede de Agroecologia Terra Sem Males do Estado de Rondônia e parceiros da Rede, a Caravana espera aproximadamente 100 integrantes, entre agricultoras e agricultores familiares camponeses, extrativistas, indígenas, membros de comunidades tradicionais, estudantes e técnicos do estado, de toda a Amazônia legal e de outros biomas nacionais. 
Esta caravana tem por objetivo dar visibilidade às ações de movimentos sociais, entidades e agricultores (as) familiares camponeses (as) que lutam para que sejam implantadas políticas públicas que garantam a transição agroecológica, entendida como condição fundamental para reorientar o modelo de desenvolvimento rural e agrícola na busca de mais sustentabilidade econômica, ambiental e social para o estado de Rondônia e para todo o Brasil. A Caravana se estende até o dia 18 (sexta) onde termina com uma Audiência Pública que discutirá o tema da Agroecologia no contexto social, político, econômico e cultural no estado de Rondônia.

A Audiência se inicia às 8h30min, no auditório do IFRO-Instituto Federal de Rondônia Campus de Ji-Paraná, situado à Rua Rio Amazonas, n.º 151 – Bairro Jardim dos Migrantes.com previsão de término com almoço.



A Caravana Agroecológica de Rondônia tem como parceiros em sua organização: a Diocese de Ji-Paraná/ Projeto Padre Ezequiel, Rede de Agroecologia Terra Sem Males, FETAGRO, EMATER-RO, ANA (Articulação Nacional de Agroecologia, ANA-AM, Movimento Sem Terra - MST, Comissão Pastoral da Terra – CPT, Associação das Escolas Família agrícola de Rondônia – AEFARO, Associação Brasileira de Homeopatia Popular – ABHP, Canindé, Território Central, Projeto Pacto das Águas. Entre as entidades públicas estão integrantes da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, IFRO-Ji-Paraná e Ministério de Desenvolvimento Agrário – MDA.

Sobre a Rede Terra Sem Males
        A Rede de Agroecologia Terra Sem Males de Rondônia é uma organização de Entidades Civil e grupos organizados de agricultores camponeses e profissionais que acreditam na agroecologia como forma mais eficiente de organizar a produção, buscar o fortalecimento da produção de alimentos livres de agrotóxicos, soberania alimentar das famílias e construção de uma economia solidária.
         O Objetivo da Rede é Promover um espaço de articulação entre entidades, movimentos e organismos populares e sociais, tendo como eixo a proposição, a prática e a expansão da agroecologia no estado de Rondônia, em vista da consolidação de uma política pública agroecológica no bioma amazônico.
         Propostas da Rede: Desenvolver, fortalecer e multiplicar as experiências agroecológicas no estado; Aproximar agricultores(as) e consumidores(as); Estimular o intercâmbio, o resgate e a valorização do saber popular; combate ao uso de agrotóxicos; contrapor o modelo do agronegócio; propor adequação do modelo produtivo para o bioma amazônico; demandar pesquisas em sistemas agroecológicos; resgate e multiplicação das sementes e animais crioulos; sistematização e divulgação das experiências agroecológicas do estado; promover capacitações, seminários, congressos, encontros e trocas de experiências; promover estratégias de comercialização de produtos agroecológicos  ( cestas, vendas diretas e feiras); propor a criação do conselho estadual de agroecologia; certificação participativa das unidades rurais; propor leis municipais de agroecologia; promover interações das atividades das instituições parceiras; socialização das agendas; resgate das resistências culturais; e promoção do protagonismo do jovem no campo.
        
Participe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam