Aterro sanitário mobiliza população de Cacoal

Organizações e população mobilizadas contra implantação de aterro sanitário no Setor Prosperidade, em Cacoal
Nova reunião para discutir sobre o projeto de construção do aterro sanitário regional em Cacoal ocorreu na última quarta-feira (01.4.15), no Setor Prosperidade, linha 04, local escolhido para a instalação do aterro. Moradores da região são contra esse projeto.
Participaram da reunião os moradores e lideranças da região; FETAGRO, representada pela secretária de Meio Ambiente Creonice Vilarim e pela secretária Geral Tamara Ezequiel; STTR de Cacoal com a presença do presidente Paulino Favoretti e da secretária Geral Vanira Marquarte; representantes da CPT; e acadêmicos do curso de Biologia de uma faculdade local.
O encontro foi norteado pela preocupação dos presentes e das mais de 250 pessoas que moram no Setor Prosperidade com os problemas e impacto ambiental que podem ocorrer com a implantação do aterro. De acordo com os moradores, o local é rico em fontes de água potável, utilizadas pelas famílias para consumo e também na criação de animais; além de possuir vasta vegetação, abrigando várias espécies nativas de animais e aves.
Outro fator relevante que levou à nova reunião entre as organizações e população, refere-se ao parecer do Ministério Público sobre o Estudo de Impactos Ambientais da obra. Estabelecido após vistoria do MP, o documento aponta situações que divergem dos estudos emitidos pela empresa contratada para a obra, e identificam outras questões que não foram consideradas nos laudos da empresa.
Diante do impasse, o grupo tomou como encaminhamento que o jurídico que o acompanha faça análise de todo o processo e entre com pedido de Medida Cautelar para novas averiguações. Eles também acordaram em elaborar material publicitário a ser distribuído para toda população de Cacoal, informando sobre o projeto do aterro e as possíveis implicações ambientais e sociais decorrentes.
Foto e fonte: Fetagro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam