Unidade móvel de enfrentamento à violência contra a mulher em Rondônia



Ato de entrega de unidade móvel. foto fetagro
 Da Fetagro: A dificuldade de acesso aos serviços públicos é um dos principais problemas das áreas de campo, florestas e águas. Visando levar às mulheres dessas áreas os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência, a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres em parceria com o Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Assistência Social, lançou na manhã da última terça-feira (09) os serviços da primeira unidade móvel de Rondônia, para atendimento às mulheres vítimas de violência.
O ato de entrega da unidade móvel aconteceu no Palácio Rio Madeira e contou com a presença da assessora especial da Secretaria Nacional de Política Públicas para as Mulheres, Raimunda de Macena, do secretário de Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix, da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da FETAGRO, Izabel de Oliveira, da secretária de Meio Ambiente da FETAGRO, Creonice Vilarim, de dirigentes dos STTRs de Rolim de Moura, Novo Horizonte, Ji-Paraná, Urupá, Alvorada do Oeste, Nova União, Jaru e Theobroma, de representantes dos órgãos que atuam com a Política para as Mulheres, bem como representantes da sociedade civil.
Para Izabel de Oliveira, a entrega da unidade móvel em Rondônia é resultado da continuidade de um trabalho intenso de luta no combate à violência contra a mulher e lembrou que esta é uma conquista da Marcha das Margaridas. A secretária comemorou a conquista e ressaltou a importância desta política e dos serviços que serão ofertados, e que deverão chegar às comunidades rurais e atender as mulheres trabalhadoras rurais.
Para a assessora especial da Secretaria Nacional de Política Públicas para as Mulheres, Raimunda de Macena, esse momento é de fechar os ciclos de entregas das unidades móveis em diversos estados brasileiros. “Os atendimentos por intermédio das Unidades Móveis é uma das ações estratégicas do Programa do Governo Federal: “Mulher: Viver sem Violência”, que consiste em um conjunto de ações estratégicas de enfrentamento à violência contra a mulher”, frisou.
A primeira localidade atendida com a unidade móvel foi o distrito de Jacy-Paraná, na Escola Tiradentes da Polícia Militar.
Fórum de enfrentamento
O Planejamento, a articulação e o monitoramento das ações da Unidade Móvel são feitos por meio do Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, criado em março deste ano. Zilene Rabelo, que é secretária adjunta da Seas e presidente do Fórum Estadual de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta de Rondônia, explanou sobre a estrutura do ônibus e que tipo de serviços a unidade móvel irá ofertar. ”A unidade móvel é um ônibus especialmente desenvolvidos para o trânsito fora de estrada, adaptado para o atendimento às mulheres do campo e da floresta. O ônibus é composto por duas salas de atendimento fechadas, para garantir a privacidade das mulheres atendidas; mesa, computador, impressora, e ar-condicionado em cada uma das salas; acessibilidade a cadeirantes; toldo retrátil na lateral do ônibus e 24 cadeiras, criando área de espera sombreada e gerador próprio. A unidade móvel irá ofertar os seguintes serviços: Orientação jurídica; atendimentos com psicólogos e assistentes sociais; teste de tracoma além de palestras sobre a Lei Maria da Penha e outros direitos da mulher.” explicou.

As dirigentes da FETAGRO, Izabel de Oliveira, Creonice Vilarim e Rosiléia Inácio integram o Fórum Estadual.
Fonte: fetagro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam