Acesso a terra, judiciário e violência.

Participantes do seminário sobre luta da terra e judiciário em Jaru. foto cpt ro
Numerosos estudantes e profissionais do Direito de Rondônia participaram o sábado dia 14 de setembro de 2013 no prédio do Teatro Municipal de Jaru, Rondônia,  do "Seminário Movimentos Sociais de Luta pela Terra e o Judiciário", organizado pelo Núcleo de Assessoria Técnica Popular Dom Antônio Possamai. 


Com mediação do Dr. Cleuton Ripol de Freitas, da RENAP (Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares) de Goiás GO, e do Dr. Felipe Nicolau do Carmo, da ABRAPO (Associação Brasileira de Advogados do Povo) de Belo Horizonte (MG). 

Diversos movimentos sociais como MST, MPA, MAB, CPT, LCP, MCR e Central de Associações de Vilhena expuseram a situação dos pequenos agricultores em relação com o judiciário, falta de acesso à justiça e a criminalização sofrida pelos demandantes de reforma agrária.

Entre outros foi debatida a falta de uma organização popular de advogados no Estado de Rondônia e o seu papel na erradicação da violência agrária e a defesa do direito à função social e acesso à terra dos pequenos agricultores.


mesa redonda com os movimentos sociais sobre luta pela terra. foto Léia
Confira aqui a apresentação da CPT RO no seminário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam