Governador e entidades recebem pauta do Grito da Terra 2013 de Rondônia

Preparando o Grito de Terra de 2013 para os dias 27 e 28 de agosto de 2013 os agricultores dirigentes da Fetagro já entregaram as pautas de reivindicações ao governo do estado, Incra, Caixa Econômica, INSS e outras entidades. 


Em reunião com o governador Confúcio Moura, realizada no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), na manhã desta segunda-feira (12.8.13), agricultores da Agricultura Familiar de todo Estado, representados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRO) e uma comissão de representante dos Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs), como apoio da CUT, entregaram em mãos ao governador a Pauta completa da mobilização estadual denominada Grito da Terra 2013, que será realizada nos próximos dias 27 e 28 de agosto em Porto Velho, com a participação de aproximadamente 5.000 agricultores.

As principais reivindicações apresentadas ao governo estadual, dentre outras, são:

• Solução para pendências da Pauta do Grito da Terra 2012
• Regularização fundiária e zoneamento
• Assistência técnica específica para a Agricultura Familiar
• Manutenção de estradas vicinais, principalmente nas divisas de municípios
• Criação da Secretaria da Agricultura Familiar
• Criação da Secretaria da Mulher
• Conflitos agrários: Federalização de processos judiciais e combate à violência
• Ajuda de R$ 5.000,00 do governo do Estado para o Minha Casa Minha Vida no campo
• Educação no campo: com apoio as Escolas de Família Agrícola (EFA) e revisão do processo de Ensino a Distância através de novas tecnologias
• IDARON: inclusão do nome da esposa no cadastro e coibir fiscalização abusiva, como a do agricultor que foi multado por transportar duas galinhas.

O presidente da Fetagro, Fábio Menesas, com o governador de Rondônia.

A comitiva da FETAGRO e STTRs de preparação do Grito da Terra entregou a pauta de reivindicação à outros órgãos e instituições. 

Nesta segunda-feira (12.8.13), uma comitiva composta pela diretoria da FETAGRO e representantes dos STTrs esteve na capital Porto Velho para fazer a entrega da pauta de reivindicação e proposição do Grito da Terra Estadual 2013 à órgãos e instituições competentes às demandas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, apresentadas nas respectivas pautas.
A pauta foi entregue no Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e recebida pelo superintendente Luiz Flávio; na Caixa Econômica Federal foi recebida pelo superintendente regional Wilson Filho; no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pauta foi recebida pela gerente executiva Márcia Cristina; no Banco do Brasil o gerente de mercado da superintendência Rodrigo Nogueira da Silva a recebeu. A pauta também foi protocolada na Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário-MDA, no Banco da Amazônia, Embrapa e Eletrobras.
Na próxima semana, de 20 a 22 de agosto, essa mesma comitiva volta à capital para o processo de negociação da pauta junto aos órgãos. O governo estadual também recebeu a pauta nesta segunda-feira e confirmou a rodada de negociação para semana que vem.
O Grito da Terra acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto, em Porto Velho; e reunirá mais de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras rurais, reivindicando, propondo e negociando políticas públicas para o campo.

fonte: fetagro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam