Conflito com deputado ruralista Valdir Colatto em Vilhena, Rondônia


Técnico do Incra e posseiros em vistoria nos lotes de Vilhena requeridos por Valdir Colatto. Foto adilson


O ruralista do PMDB/SC Valdir Colatto.
foto reci3e
Arredor de 120 famílias com posses antigas nas proximidades de Vilhena estão ameaçadas de despejo. O local, situado nos Lotes 76, 77 e 78, setor 12 da Glevba Corumbiara, existem numerosas famílias de posseiros, organizados no Acampamento Nova Vida, mais conhecido como Associação do Aeroporto. A terra estava abandonada, correspondendo a uma CATP (Contrato de Alienação de Terras Públicas) título provisório tendo como requerente o deputado federal ruralista Valdir Colatto, do PMDB de Santa Catarina. Posseiros afirmam que o mesmo jamais esteve no local

Dois grupos, de 120 famílias e 40 famílias de agricultores, e com numerosas benfeitorias e investimentos públicos no local, tem requerido há anos a regularização fundiária. 

Valdir Colatto tinha mandado declarar em audiência pública da Ouvidoria Agrária, em 15 de março de 2012 em Vilhena, a través do deputado de Rondônia Carlos Magno, que renunciava a despejar o povo enquanto a justiça federal não decidir a titularidade da área. 

Porém a declaração não foi cumprida e requereu na justiça a reintegração de posse no intento de forçar a negociação.A justiça também não definiu a retomada da área como terra pública.

Segundo informações locais o Incra tem realizado os dias 14 e 15 de Junho de 2013 um trabalho de vistoria no local, (Lote 76/77 e 78, do setor 12 da Gleba Corumbiara) em Vilhena. O técnico do INCRA Sérgio Eugênio, servidor da unidade avançada de Pimenta Bueno, realizou os trabalhos. O superintendente do INCRA Rondônia Luis Flávio de Carvalho deve viajar para Brasília na tentativa de negociar o fim deste conflito existente na região. Um dos numerosos na região de Vilhena envolvendo áreas com CATPs e outros títulos provisórios da época da colonização.

Outro levantamento similar do INCRA está sendo realizado na região de Chupinguaia por outra equipe.

Benfeitorias no local.
 
Tácnico do Incra Sérgio Eugênio realizando vistoria. foto adilson

Fábrica de costura da associação local. foto adilson

Reunião com os dirigentes da Associação. foto adilson


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam