Cadastro Ambiental Rural (CAR) deve ser implementado em Rio Pardo

Reunião em Rio Pardo, antiga Flona de Bom Futuro, tenta regularizar pequenos agricultores da região começando a implementar o CAR (Cadastro Ambiental Rural), que deve controlar a situação ambiental de cada lote de terra.

Durante mais de duas horas, autoridades que representavam o Governo esclareceram aos representantes das 1.900 famílias de pequenos produtores rurais que eles podem obter financiamentos em instituições financeiras desde que não estejam ocupando áreas superiores a 240 hectares. Evandro Padovani propôs que os produtores rurais diversifiquem a produção para obter melhores preços e resultados. 

A Emater, conforme ficou estabelecido, colocará técnicos para orientar os produtores rurais, inclusive com o levantamento para obter o crédito rural. Salvador da Cruz Filho, afirmou que “acredito nas palavras das autoridades e que juntos vamos realizar o sonho de muita gente”. 

A secretária Nanci Rodrigues esclareceu que o distrito de Rio Pardo é uma área considerada para fins de interesse social. Segundo ela, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que já tem 300 produtores sendo cadastrados, “facilitará a liberação de crédito”. 

A proposta das autoridades foi a de solucionar o impasse socioambiental estabelecido na ocupação desordenada da antiga floresta Nacional do Bom Futuro, com justiça social e preservação da biodiversidade. O governo de Rondônia, por meio do diálogo, está definindo critérios justos e capazes de solucionar os conflitos fundiários, sociais e ambientais naquele distrito. 

Texto e fotos: José Luiz Alves 
Fonte: Assessoria Seagri 

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam