Porto Velho: Lançamento do Caderno de Conflitos no Campo 2012

Mesa de lançamento do Livro de Conflitos no campo 2012 em Rondônia. foto cpt ro

Registramos nesta postagem algumas fotografias e notícias do lançamento em Rondônia do Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2012, realizado na Arquidiocese de Porto Velho. O ato realizado o dia 06 de maio de 2013 esteve presidido pelo bispo acompanhante da CPT RO, Dom Benedito de Araújo, e pelo arcebispo de Porto Velho, Dom Esmeraldo Farias, pelo Pastor Jorge, representante do Sínodo da Amazônia da Igreja Luterana no Brasil, por José Pinto de Lima, representando a Coordenação Colegiada, Rose Mary Cândido, representando o CIMI, ainda por Maurício Arza Galasua, liderança representando os agricultores.
 Todos eles realizaram pronunciamentos sobre os problemas de violência e conflitos agrários no estado por agricultores e indígenas. O viés jurídico foi apresentado por uma das assessoras da CPT RO, Dra. Cíntia Bárbara Paganotti, que defende diversos grupos de posseiros e de agricultores.
Dom Benedito, bispo de Guajará Mirim,
se dirige aos presentes no ato. foto cpt ro
Além de diversos meios de comunicação, que responderam a convocatória, destacou a presença de um grupo de pastores de diversas denominações evangélicas,  assim como Dom Antônio Possamai, bispo emérito de Ji Paraná, o Pe. Luiz Ceppi, coordenador das pastorais sociais da CNBB regional, outros padres, seminaristas e agricultores da região de Porto Velho e de Vilhena, uma das regiões que concentra maiores conflitos agrários de Rondônia. 
Entre as autoridades esteve presente representantes da assessoria do Deputado Padre Ton e o representante regional do MDA  Genair Capellini. 

Os dados de conflitos do Brasil e os específicos de Rondônia tiveram apresentação com fotografias locais, que podem ser consultados neste blog e no site da CPT Nacional,  assim como os dados da Campanha de Combate ao Trabalho Escravo, que em Rondônia conta com parceria da Pastoral dos Migrantes, representada pela irmã Orila, e  mais uma agente em Cacoal, agentes no trabalho preventivo, que se realiza com palestras e seminários a serem realizados em escolas, associações e grupos de risco. Entre estes os imigrantes haitianos de Porto Velho, grupos de operários das obras do PAC, e acampamentos de sem terra.

Originais do Caderno de Conflitos podem ser adquiridos no escritório da CPT Rondônia em Porto Velho.

Apresentação dos conflitos do campo de Rondônia 2012. foto cpt ro





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam