Rondônia é o estado onde mais se matou em 2012




Na próxima segunda-feira a CPT (nacional) torna público o relatório com os dados de conflitos no campo do ano de 2012, que foi marcado por aumento dos conflitos por terra e da violência. Os assassinatos tiveram 24% de aumento e as tentativas de assassinatos 102%.

No Dia da Terra, no 22 de abril, próxima segunda-feira, no acampamento Hugo Chávez, ao lado do Incra, em Brasília, a partir das 14h30, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) lançará sua publicação anual, Conflitos no Campo Brasil 2012. É a 28ª edição do relatório que concentra dados sobre os conflitos, violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais, e pelos povos tradicionais, em todo o país.

Rondônia realizará o lançamento o próximo dia 06 de Maio, na sede da CPT Rondônia, com presença de Dom Benedito Araujo, bispo de Guajará Mirim e Dom Esmeraldo Farias, arcebispo de Porto Velho.

Segundo dados da CPT, que estarão na publicação, nos últimos 5 anos os conflitos por terra tem mantido uma tendência de crescimento. Além disso, a violência também aumentou em relação ao ano anterior. Houve um aumento de 24% nos assassinatos e de 102% nas tentativas de assassinatos. Rondônia foi o estado em que mais se matou. 9 dos 36 assassinatos registrados em 2012, foram no estado. Até a presente data, já foram registrados 9 assassinatos em 2013 em conflitos no campo em todo o Brasil.

No momento do lançamento estarão presentes, o conselheiro permanente da CPT, Dom Tomás Balduino, os membros da coordenação executiva nacional da CPT, o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Walter Porto Gonçalves, a quilombola do Quilombo Rio dos Macacos, Rosimeire dos Santos, e representante do povo Munduruku. O evento também terá a presença de representantes de Fundo e Fecho de Pasto, Seringueiros do Acre, Vazanteiros de Minas Gerais, Pescadores, Quilombolas e dos movimentos sociais. 

Foi solicitada pela CPT ao Ministério da Justiça uma audiência, no dia 23 de abril, com o ministro José Eduardo Cardozo, para entregar a publicação e discutir a violência e a impunidade dos crimes no campo. Entretanto, até o momento a audiência não foi confirmada.

___________________________________

Serviço: Lançamento do relatório Conflitos no Campo Brasil 2012
Quando: 22 de abril (segunda-feira), a partir das 14h30.

Onde: Acampamento Hugo Chávez (SGON, quadra 1, setores complementares, ao lado do Incra, SR 28 - em frente à Escola de Governo do DF)

Informações:
Cristiane Passos (62) 4008-6406 / 8111-2890 / 9268-6837
Antônio Canuto (62) 4008-6412
Em Rondônia: Petronila e Zezinho: (69) 224 48 00

A partir do dia 22, todos os dados estarão disponíveis na página da CPT na Internet: www.cptnacional.org.br / @cptnacional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam