Candeias do Jamari: Gado destrói roça de agricultor



Agricultores do Assentamento Flor do Amazonas no município de Candeias do Jamari sofrem diversas perseguições à suas plantações, ora pelo fogo ora pelo gado de fazendeiros que tem fazenda dentro do assentamento.

roça de milho destruído pelo gado

roça de milho antes do gado
 
 O agricultor Amado Pedro da Silva, conhecido por todos por “Seu Amado”, teve parte de sua roça atingida pelo fogo no ano passado e o restante do roçado, destruído na noite do dia 08 de abril de 2013, pelo gado da fazenda vizinha em posse do senhor Edimar, residente no município de Ouro Preto D’Oeste.

Seu Amado é morador no Assentamento Flor do Amazonas ll, linha do Sivan, zona rural do município de Candeias do Jamari em Rondônia. Ele desenvolve a agricultura familiar, sem uso de veneno. Junto a outras famílias do assentamento busca práticas e experiências de agroecologia e vem aplicando em sua propriedade desde 2009.


rastro de moto dentro do roçado

Seu posicionamento contrário ao uso do fogo, ao uso do veneno e a destruição da floresta, faz com que tenha sofrido represarias violentas, como esta do gado onde o fato leva-o acreditar que o ato foi criminoso. Ainda não se sabe quem teve a maldade de cortar o arame da cerca da fazenda para o gado sair destruindo toda a sua roça.


Desesperado com o acontecido, desabafa: “Eu perdi tudo, eles destruíram tudo, milho, macaxeira, cana, banana, abacaxi, fruteiras, hortaliças, etc. tudo isso chega a me dá vontade de abandonar tudo, todo meu sonho por águas abaixo.”



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam