Consórcio se recusa a garantir novas moradias para atingidos pela UHE Santo Antônio


Uns duzentos atingidos se manifestarm o dia 01/08/2012. Foto Rondoniadinamica.

Após fazer um protesto em frente a Santo Antônio Energia, em Porto Velho, os atingidos pela barragem de Santo Antônio do bairro Triângulo foram recebidos pela empresa para negociação. No entanto, ela se recusou a atender a pauta das famílias, que perderam suas moradias depois da barragem causar desbarrancamento na margem do rio Madeira.
Durante reunião de negociação, a empresa deixou claro que não quer discutir novas moradias e não deu o direito de escolha para as famílias atingidas, impondo a proposta de indenização. "Devemos trabalhar no sentido de construir uma proposta com base na indenização. A construção de novas moradias está descartada.” disse Ivan, diretor fundiário da Santo Antônio Energia.
As famílias exigiam reconhecimento das 118 famílias afetadas como público "atingido direto à jusante”, negociação coletiva para reparação dos danos e indenização para os atingidos.
Para o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a posição da empresa naaudiência é a negação dodireitoà moradia. "Continuaremos pautando a necessidade de negociação direta com as famílias, reafirmando a pauta já apresentada e exigindo os direitos negados”, afirma Océlio Muniz, do MAB.
Fonte: MAB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam