Desmatamento de correntão e madeira irregular

Matéria divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente de Rondônia (SEDAM), informa da apreensão de quatro tratores de esteira que estariam desmatando de correntão em Chupinguaia, no cone sul de Rondônia. Também de mais de 3.000 m3 de madeira irregular em Jacinópolis (Nova Mamoré), próximo a Buritis.

Um levantamento de pátio nas madeireiras localizadas no Distrito de Jacinópolis, município de Nova Mamoré foi realizado no período de 12 a 21 de abril, pela Coordenadoria de Proteção Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM. A operação que faz parte do cronograma de combate e controle do desmatamento em Rondônia foi para averiguar denúncias contra a extração, armazenagem e comércio irregular de madeira. O trabalho foi feito com o apoio dos policiais da Companhia de Operações Especiais – COE e Polícia Civil.
Conforme explicou o coordenador de Proteção Ambiental da Sedam, Lucindo Martins, durante a operação foi comprovado que as empresas fiscalizadas estavam movimentando madeiras sem o Documento de Origem Florestal – DOF e fazendo movimentação virtual junto ao sistema. “Isso quer dizer que o madeireiro declarou e não tinha a madeira no pátio do empreendimento”.
Durante a operação foram apreendidos 1.587,958m³ de madeira em toras de essências diversas e 1.565,5866m³ de madeira serradas, totalizando uma volumetria de 3.153,5448m³ de madeiras divergentes. Os empreendimentos onde foram detectadas irregularidades sofreram sanções administrativas através de lavratura de auto de infração.
Lucindo Martins alerta que a Sedam encontra-se monitorando todos os empreendimentos madeireiros existentes no Estado e toda vez que for detectado divergências serão realizadas fiscalizações em conjunto com os órgãos parceiros.

OPERAÇÃO ABRIL VERDE

Neste final de semana, dando continuidade a operação Abril Verde realizada pelo Escritório Regional de Gestão Ambiental de Vilhena, foram apreendidos quatro tratores de esteira, sendo dois tratores conhecidos como D-6 e dois D-8, e um correntão utilizado para fazer desmatamento, numa área localizada a 30 km do município de Chupinguaia.

 Fonte e fotografia: sedam

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam