Dom Esmeraldo, bispo de Santarém, é nomeado novo Arcebispo de Porto Velho

 
Dom_Esmeraldo_Farias
Dom Esmeraldo Barreto de Farias,
novo arcebispo de Porto Velho.
Foto: Diocese Santarém

O dia 30 de Novembro Dom Moacyr anunciou o nomeamento de Dom Esmeraldo Barreto de Farias, Bispo Diocesano de Santarém, como o novo Arcebispo da Arquidiocese de Porto Velho/RO. Ele permaneceu 4 anos e 7 meses na Diocese de Santarém, onde ficará até março de 2012, quando será sua posse em Porto Velho.
Dom Esmeraldo Barreto de Farias nasceu no dia 04 de julho de 1949, na comunidade do Bonfim, município de Santo Antônio de Jesus, diocese de Amargosa, na Bahia. Dom Moacyr não escondeu a satisfação pela nomeação: "A minha preferência era por Dom Esmeraldo e, graças a Deus, o Papa também escolheu ele". O novo bispo assume a função no dia 3 de março de 2012, às 17h, no auditório do Osen.



Segundo dados da Pastoral da Comunicação da Diocese de Santarém, a Arquidiocese de Porto Velho/RO é formada por 13 cidades, com uma população estimada em 675 mil pessoas, distribuída numa superfície de 84.696 km². A maior concentração populacional está na capital Porto Velho, 426 mil. O clero diocesano soma 21 padres e 33 sacerdotes religiosos. A Arquidiocese possui 26 paróquias, 02 (duas) áreas missionárias e 850 comunidades. Segundo a citada fonte "o novo arcebispo irá encontrar uma realidade cercada de problemas sociais e ambientais, sobretudo em relação a grandes projetos implantados naquela região como as hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau, em fase de conclusão em Porto Velho, que para muitos não têm trazido melhorias para a população local."

Comentários

  1. Parabens,dom Esmeraldo pela disponibilidade para servir a igreja de Deus.Abraço Pe. Valmir Neves

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam