Governador anuncia polêmica estrada



Apelidada de Transrondônia, Confúcio Moura anunciou em Cerejeiras o projeto de construir uma estrada paralela a BR-364, que deverá atravessar uma das áreas mais sensíveis do estado: O Parque Estadual de Guajará Mirim. O projeto de construir uma estrada de Ariquemes a Guajará Mirim, a BR 421, já é antigo. Para tal foi invadida e posteriormente reduzida nos anos 90 a Área Indígena Karipuna. Hoje um carregador clandestino, apelidado de transcocainera, já cruza o Parque Estadual de Guajará Mirim, passando pelo violento distrito de Jacinópolis. A novedade da proposta é que o início da estrada esteja em Pimenteiras, para seguir por Cerejeiras, Corumbiara, Chupinguáia, São Felipe, Alvorada, Urupá, Mirante da Serra, Campo Novo e Buritis, seguindo o percurso da BR 364, até descer para Nova Mamoré e Guajará-Mirim, e seguir pela Bolívia pela ponte projetada no Rio Mamoré.
 
Uma liminar da Justiça Federal impede qualquer atividade na área de entorno do Parque Estadual, da Área Indígena Karipuna e da Resex de Jacy Paraná, apesar do qual esta é uma das unidades de conservação mais invadidas e desmatadas pela influência do projeto de construção da estrada.
 
Depois de São Francisco (215 focos) e de Machadinho (242 focos), Nova Mamoré (138 focos) é das cidades de Rondônia onde tem aumentado as queimadas registradas este ano (fonte SIPAM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam