Madeireiros presos em Vista Alegre do Abuná

Oito madeireiros foram presos ontem em operação da Polícia Federal em  Vista Alegre do Abuná, Porto Velho. Entre eles o irmão do Deputado José Eurípedes Clemente, o Lebrão;  e também José Genário Macedo, o patrão de Ozéias Vicente, o matador do Dinho; todos eles acusados de manter um esquema de retirada clandestina de madeira. A maioria dos madereiros tinham se estabelecido em Vista Alegre do Abuná depois de ter acabado com a madeira em São Francisco e São Domingos do Guaporé, na região da BR 429 de Rondônia.


Fonte: Tudorondonia. Porto Velho, Rondônia - A Polícia Federal em Rondônia prendeu, nesta terça-feira, 31, o irmão do deputado estadual José Eurípedes Clemende, o Lebrão, do PTN. O empresário Pedro Amarildo Clemente foi preso juntamente com mais sete madeireiros, acusados de grilagem de terras da União na região da Ponta do Abunã (Vista Alegre, Extrema, Nova Califórnia) e Lábrea (AM). Políticos rondonienses estão sob investigação.
Foram presos Pedro Amarildo Clemente, Andre Bandeira Macari, Nedio Francisco Carbonera, Pedro Cesconeto, Ivo Armindo Ladwing, José Genário Macedo, o “Ceará Popó”, Moisés Basso Stevanelli e Nixon Luiz Severino.
Entre os presos, que estão em um presídio estadual de Porto Velho, está José Genário Macedo, conhecido como "Ceará Popó", que seria patrão do suspeito da morte do líder camponês Adelino Ramos (Dinho).
A Operação Dinízia (Faveira Ferro ou Angelin Vermelho, madeira nobre e rara) da Polícia Federal prendeu, além do irmão do deputado , o patrão de Ozias Vicente Machado, o acusado de ter assassinado, na sexta-feira, em Vista Alegre do Abunã, o líder-sem terra Adelino Ramos, o Dinho, que vinha denunciando a extração ilegal de madeira na região.
Na tarde desta terça, o delegado federal Cezar Luiz Busto de Souza, superintendente regional da Polícia Federal, disse que a PF desarticulou, nesta operação, uma organização criminosa que funcionava com o nome de Associação Ruralista do Ramal Jequitibá, inclusive cobrando pedágios para circulação de veículos na região, ameaçando policiais federais, desmatando, extraindo madeira ilegalmente e ocupando terras da União como se fossem dos membros do “condomínio criminoso”.
A Polícia Federal apurou que o esquema criminoso envolvendo o irmão do deputado Lebrão e o patrão do suposto pistoleiro Ozias Vicente , além de mais seis grandes madeireiros da região, já havia retirado dois mil caminhões com 25 metros cúbicos de madeira cada um, ou 45 mil metros cúbicos, devastando uma área de 1.500 hecateres, o equivalente a 1.500 campos de futebol – terra arrasada pela “associação”. Pela circulação de cada caminhão ,o “condomínio” cobrava R$ 30 de pedágio.
Nesta terça, a Polícia Federal realizou buscas em todas as madeireiras da região, que faz divisa com o Acre, Amazonas e fica na fronteira com a Bolívia. Entre os oito madeireiros presos, também está o presidente da Associação do Projeto Jequitibá. O inquérito corre em segredo de justiça, mas o superintendente informou que, entre os presos, também se encontra o patrão do suposto pistoleiro que teria matado Dinho, líder do Movimento Camponês Corumbiara e autor de várias denúncias contra a extração ilegal de madeira na localidade.
Luiz Busto, no entanto, não fez uma conexão direta entre o assassinato de Dinho e a atuação do grupo, ressaltando, porém, que as investigações estão sendo realizadas em conjunto com a Polícia Civil para averiguar se a morte do líder-sem terra tem algum envolvimento de membros da organização. O delegado deixou claro que outras prisões podem ocorrer.
Segundo o delegado, foram apreendidas provas robustas contra os integrantes da suposta quadrilha, que e atuaria na região desde 2009. O delegado federal disse pairar a suspeita de que a “associação” mantinha o esquema criminoso na base da força, da ameaça e até do uso de pistoleiros.]
Olheiros da quadrilha eram mantidos em alerta em toda a região de Vista Alegre do Abunã, portando rádios e telefones clandestinos, não autorizados pela Anatel, para alertar os criminosos da presença de policiais ou de fiscais ambientais. Mesmo assim, a Polícia Federal conseguiu se infiltrar na região e desbaratou todo o esquema. Os presos foram conduzidos para Porto Velho, onde ficarão no presídio Urso Panda, anexo do Urso Branco.

Comentários

  1. o que vai ser desses distritos vão acabar?

    ResponderExcluir
  2. os moradores dessas vilas não podem pagar pelos crimes de ambos, são apenas trabalhadores em busca de uma vida digna, espero que a justiça achem um meio de punir os culpados sem prejudicar inocentes...........Deus dê sabedoria ás autoridades.

    ResponderExcluir
  3. É so o IBAMA liberar manejos para todos trabalhar que nenguem mais tira tora ilegal.
    o IBAMA é o culpado de tudo o que acontece de errado.
    num projeto de manejo que sai 10.000 cubicos de documentos, nao da nem 2.000 cubicos de madeira a ser estraidas, o resto é sobra de documentos insentivo do IBAMA para as serrarias comprar toras ilegal

    ResponderExcluir
  4. VAI ACABAR NaDA a POLICIa è INTELIGENTE E DEVE TER UM PLANO B PARA OS MORADORES DESSES DISTRITO JÁ QUE ELES NÃO CONSEGUI PRENDER BANDIDO VEM PREDER PESSOAS QUE GERAM EMPREGOS E MATAM A FOME DE MUITA GENTE, SÓ ESPERO QUE POLICIA INVESTIGA OS FISCAIS DO IBAMA TBM POIS TODOS SÃO BENS SE NÃO DAQUI A POUCO AQUI VAI FICAR IGUAL NO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO, ONDE QUEM MANDA SÃO OS BANDIDOS

    ResponderExcluir
  5. aqueles que recebem para proteger a natureza são os primeiros a se corromperem ,recebendo propinas para tapar os proprios olhos diante das irregularidades.

    ResponderExcluir
  6. autoridades por favor investiguem, que com certeza descobrirão muita coisa errada.

    ResponderExcluir
  7. nao conheço nenhum madeirero k quer trabalhar ilegalmente!!!!!!! infelismente o incra nao documenta as terras para k possa se fazer o manejo florestal sustentavel,o ibama acm bio e outro impoe a dificuldade para vender a facilidade,juntando uma grande maioria de uma midia mentirosa e tendenciosa é isso k dá!!!!!!!!! para que olhos da grande massa desviem de coisas mais interesantes k esta acontecendo em nosso pais!!!(caso paloci,enrequicimento do filho lula,minino espertoooooo!!!!!!)ficam falando de um aproveitador chamado dinho !! manipulador sem vergonha,dentre outros adjetivos k deveria ser investigado tratado de heroi!!!!!!1pelo amor de DEUS abram os alhos!esse cara e o responsavel intelectual do massacre de corumbiara onde muitos pais de familia perderao a vida devida a ganancia desse vagabundo dentre outros lugares k ele passou ,povo inteligente do brasil tendam palas coisas certas pesquisem e veroa a verdade!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa terra onde são tirradas as devidas madeira ilegal que o ibama não liberrou existe um pequeno povoado que prescisa de nossa ajuda cada vez pior se torna a estrada essa semana tivemos lá nossa traçada 4x4 não deu conta de passa por que a estrada esta muito feia o atoleiro esta se tornando maior queremos justiça mas não co as pessoas inocentes que não te culpa do erro dos outros aqui se faz aqui se paga eles sabem desse pequeno povoado que não tem nem o seu alimento para plantar que a desatação de rondônia, acre e amazonas se torna uito mas maior que deus possa ajuda essas pessos simples e umildes que prescisa da nossa ajuda que deus os ouça onde quer estejamos .

      Excluir
  8. Esse tal Dinho como era chamado aqui porque em todo os lugares que ele atacava ele tinha um nome falso na corumbiara era -Buritis- na invazao da fazenda Pirajui no municipio de Pimenta Bueno o nome vulgo dele era Gaúcho, na invazao da fazenda pirajui ele tinha em sua residencia um verdadeiro arsenal de armas de todo o calibre, financiado pelo MST movimento sem terra comandando um grupo de pessoas que aguarnicia todas as entradas da fazenda, dando ordem para matar qualquer que cruzacem as divisas dessa fazenda, esse monstro e responsavel por muitas vidas de pessoal trabalhadoras que ele enganava colocando-as em confronto a propria policia militar sabe do confronto da corumbiara que ele mais o filho foi quem organisou tudo. Porem a policia federal que nao sabe de nada chega intimidando a propria policia militar e prendendo quem nao deve so para ficar bem com a mídia, quem devia estar preso era esse corrupto vagabundo invazor de terras nunca teve coragem de trabalhar para se sustentar vivia a custos de ONGS recebendo sextas basicas assim tambem como pedir dinheiro para os madeireiros de vista alegre do abuna para comprar comida para os as familhas do ascentamento onde morava combustivel para andar em sua caminhonete, concerto de oficina etc. com certeza quando liberasse pelo incra esse asentamento ele ja tinha outro alvo na mira para atacar.

    ResponderExcluir
  9. cidadã vista alegrense2 de junho de 2011 às 20:21

    gostei do comentário aí anonimo, parabens,não tenha medo de falar, pois o assassino de inocentes já está morto, debaixo da terra que ele tanto brigava por ela,mas agora vamos falar da situação da nossa vila,que situação esses federais nos colocaram, prenderam os unicos madereiros que mantinham nossa vila de pé, pessoas que pagam seus impostos em dia,seus funcionarios em dia, e os nó cegos ficaram soltos, não entendi!!!!!!!!!!!!, mas Deus sabe, não vamos deixar a peteca cair, vamos lutar por vista alegre, os sonhos de milhares de familias que pagam seus impostos, de eleitores que votam tbm em todas as eleições, pessoas que são gente como todo mundo, espero que esses políticos não deixem isso acontecer, vamos LUTAR POR VISTA ALEGRE aí o pessoal de BRASILIA, nós tbm somos eleitores tnm............soltem esses homens, liberem projetos pra eles poderem trabalhar legalmente, a ilegalidade só depende de Brasilia, a economia de Rondonia gira em torno d Madeira e pedra, se acabar com o ramo madeireiro o que vai acontcer com toda essa gente que tbm é cidadãos brasileiros, pensem neles tbm, vcs só pensam no bolso de vcs...........indignada com as autoridades assino......cidadã vista alegrense.

    ResponderExcluir
  10. Porque não libera toda essa grana que oi lebrada pra dar vida boa pra esses policiais pra acabar com a bandidagem no Rio, São Paulo e com a pobreza no Nordeste, mas isso não dá ibope né?, o importante é ganhar ibope, mas vamos combinar,nossos administradores são mesmo umas merdas........com o perdão dessa palavra, é por isso que rasguei meu titulo...

    ResponderExcluir
  11. Taxaram os madeireiros daqui de Vista Alegre como QUADRILHA.. Mas na verdade a quadrilha tá lá no planalto central de Brasília.. colocando dinheiro em meias e cuecas, roubando a população que votaram neles para a melhoria do nosso país. É uma vergonha o que fizeram aqui, querem tirar o sustento de quase 90% da população, que são as madeireiras. Estão dizendo que os madeireiros acabam com o meio ambiente.. mas o engraçado é que os fazendeiros que derrubam as matas por completo e enchem de gado estão à solta.. até onde sei os madeireiros tiram apenas o que lhes interessam, e daí que é ilegal.. Tem tanta coisa ilegal nesse país que fica sem punição.. Uma verdadeira vergonha!

    ResponderExcluir
  12. manejo? so vai existir quondo as autorides rondoniensse. trabalharen com autoridade..existe manejos em andamento amais de 2 anos por aqui ..por isso a ilegalidade.quonto a vagabundo e dedo duro so tem esse jeito.. sou assetada do ingra des de 86 .esse aproveitador sem terra e pf nao sabe afome ea malaria que nos pasamos para estamos aqui ...

    ResponderExcluir
  13. pois eu tinha 12 anos de idade, quando aconteceo o masacre, de curumbiaria, pois familiares meos e amigos, vizinhos gente inocente que foram induzidas pelo mal, receberam promessas de ganharem uma terrinha e levaram foram bala na cara, então a policia federal não sabe de nada e a dilma libera 500 mil reaias do nosso dinheiro pra essas operaçãos fantas, vizage só pra terem mídia, isso é uma vergonha vem e prende os madeireiros sem saber oque acontece, sem provas sempre é assim prendem sem fundamento, so pra fazer mídia, na verdade a amazonia é nossa e sempre vai morrer gente isso nunca para,,,, e se um dia parar vamos todos da região norte morarmos no rio de janeito vender maconha e cocaina pra sobreviver é isso que o governo quer

    ResponderExcluir
  14. é muito facil a dilma, mandar esses policiais vagabundos pra cá eles até gostam por que eles recebem diaria gorda de 500,00 reais por dia até eu iria gostar, mas é seguinte madeira é fonte de renda é arrecadação do municipio e do estado, pois se vcs ae de brasilia fecharem as madeireiras 30 dias a arrecadação da região norte cai 50% e o pais deixa de crescer, eu tenho certesa que vcs ae de gravatas nunca vieram pra cá, vcs não andam a pé, comendo puera, sem energia eletrica, sem posto de saude, sem colegios, cagando em umitório e ais um monte de coisas que vcs não sabem oq a gente passsa aqui vcs são classe a, não depende da madiras, nóis da classe c sim dependemos e vamos lutar até a morte vamos morrer mais vamos matar tb
    cidadão rondonia com orgulha

    ResponderExcluir
  15. já fiz tantos comentários, mas infelismente esses comentários só servem de desabafo, pois nunca vão chegar aos ouvidos de quem ralmente necesita ouvir, precisamos mesmo é de criar uma associação pra podermos ter um representante lá, assim como os vagabundos dos tem terra tem, tudo no brasl é motivo de movimento, vamos tbm fazer um movimento em prol dos madereiros, o que vcs acham?, se não fizermos nada os madereiros vão pagar pela morte de um vagabundo e os verdadeiros criminosos vão ficar aí rindo da nossa cara..........

    ResponderExcluir
  16. CIDADÃ VISTA ALEGRENSE4 de junho de 2011 às 10:30

    EU CIDADÃ RONDONIENSE PENSO QUE NOSSA VILA PRECISA MESMO É DE UM REPRESENTANTE, OU SEJA, DE UM PREFEITO ELEITO PELO POVO, VAMOS LUTAR PELA MUNICIPALIZAÇÃO DA NOSSA VILA, NOSSOS VOTOS SERVEM PRA TANTOS POLITICOS, POR QUE NÃO PRA ELEGER UM PREFEITO, TEMOS FONTE DE RENDA QUE GERA IMPOSTOS, AS PESSOAS ESTÃO INVESTINDO SEU CAPITAL EM GRANDES CONSTRUÇÕES, JÁ É A HORA DE DARMOS ESSE PASSO, DEPOIS DISSO, TUDO VAI ACONTECENDO, ATÉ MESMO UM APOIO MAIOR EM RELAÇÃO AOS NOSSOS EMPRESÁRIOS, POIS É AQUI QUE ELES DEVEM RECOLHER SEUS IMPOSTOS, NÃO EM POTO VELHO, PORQUE SÓ ASSIM ISSO AQUI VAI CRESCER,SE TODOS OS IMPOSTOS GERADOS AQUI FOSSEM FICAR NUM COFRE DAQUI IMAGINA QUANTO DE RENDA VISTA ALEGRE NÃO TERIA PRA INVESTIR EM BENEFICIO DE SI MESMA,VAMOS GENTE, POSTEM COMENTÁRIOS, EM VAMOS FAZER AÍ UM MOVIMENTO, QUEM TEM SANGUE NA VEIA LUTE.....ESSA VILA NÃO PODE PARAR POR CAUSA DE MEIA DUZIA DE PARLAMENTARES A FAVOR DE SEM TERRA...........

    ResponderExcluir
  17. Bocado de madeireiro bandido, tudo safado, matador, destruidor da fauna e da flora. Tem que manter esses bandidos presos,e quanto a quem está sem emprego, arranjem outro. É errado quem vive da venda de droga, quem enrola a maconha e pesa a cocaina ? É né. E não é errado quem vive da exploração e destruição ilegal da Amazônia... interessante isso, mandando soltar os patrões bandidos, manda soltar o fernandinho beira mar, o marcola então também. afinal eles empregam muita gente no mundo das drogas. CADEIA NELES gente, LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA.

    ResponderExcluir
  18. Olá esta menssagem e para quem chamou os trabalhadores de bandido, uma pessoa assim tem mesmo que aparecer anonimo, porque se expressou como um bandido um vandalo que não saber o que falar isso, poderia dar um processo, vc meu amigo(a),não pode chamar esses trabalhadores de bandido eles só querem dar o sustento de suas familias, e se eles estão trabalhando com isso,concerteza e por falta de opção porque esse trabalho não nada facil.Isso e consequência do governo que só fica desviando verba desses distritos e por isso não vão para frente,esses sim são bandidos.ENTÂO GOVERNO PORFAVOR OLHA PARA ESSAS FAMILIAS E AJUDE_OS.

    ResponderExcluir
  19. Depois que a Dilma entrou na Presidência o Brasil esta acabando, ela não estar pensando no povo ficar agindo sem pensar, em vez de ficar apoiando os politicos corrupitos apoia as familias brasileira, como vai ficar o povo de vista alegre do abunã,as familias, os comerciantes e outros,pessoas que já tem seus patrimonios.E ISSO O GOVERNO NÂO QUER SABER.ENTÂO PRESIDENTA DILMA PROVE QUE VC PENSAR NESSAS FAMILIAS E AJUDE ESSA POPULAÇÃO.OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  20. Adorei esses comentarios a favoor de vista alegre!!
    Pior vai ser se vista alegre do abuna, virar tudo em area indigina.

    ResponderExcluir
  21. Vem do sul desmatar, ou seja, usurpar patrimônio público, tentam diminuir a importância desse crime, que é um genocídio e ainda falam que os policiais e autoridades são vagabundos? Mentalidade típica de gananciosos, que ficam pagando de coitadinhos, mas que depois querem deixar patrimônio eterno para seus filhos que vão crescer com valores sociais/culturais distorcidos. Parabéns, "madeireiros coitadinhos".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam