Nos deixou seu Jesus, liderança quilombola

Seu Jesus, patriarca do quilombo do seu nome, no Rio São Miguel, faleceu sexta feira passada, dia 20 de Maio de 2011. A vida dele não foi em vão. Mostra disso são todos os seus descendentes que formam a primeira comunidade quilombola com território reconhecido e titulado de Rondônia, o Quilombo do Jesus, situado às margens do Rio São Miguel, no município de São Miguel do Guaporé.
Seu Jesus durante anos resistiu as pressões e ameaças dos grandes fazendeiros, que desmataram e grilaram impunemente as terras públicas destinadas  a assentamentos do Projeto Primaveira.
Quando a comunidade recebeu o reconhecimento público de comunidade quilombola, já tinha perdido os preciosos castanhais e estava encurralada na beira do Rio São Miguel. As terras da comunidade de Seu Jesus vão garantir a continuidade da família e são bem preservadas,  vizinhas da Rebio do Guaporé, da área indígena do Rio Branco e às terras dos indígenas miquelenos e puruborás. Veja matéria de Gente de Opinião, dennciando que os quilombolas como seu Jesus estão sendo assediados pelos madereiros.
Fotografias da professora Berenice, de Seringueiras.

Comentários

  1. Nossa sorte é viver num mundo em que muitos homens e mulheres semelhantes a seu Jesus vivem em benefício de sua comunidade e sem medir esforços doam sua vida pela causa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam