VIII ROMARIA Pe. Ezequiel Ramin

No dia 24/07, celebramos os 38 anos do martírio do padre Ezequiel Ramin,  comboniano, que, aos 32 anos, com apenas um ano e meio de serviço em Rondolandia (MT) e em  Cacoal (RO), caiu com vários tiros porque defendia os indígenas e pequenos agricultores que tinham suas terras invadidas e vidas exploradas. 


No dia 23 de julho de 2023, após o período de dois anos da panedia do corona-vírus, ocorreu a VIII Romaria ao lugar do Martírio do Pe. Ezequiel Ramin. Membros da CPT-RO estiveram envolvidos na organização da romaria, além de participarem desse momento de renovação da fé com a igreja missionária e sinodal e da luta pela justiça social do campo a cidade. 
De acordo com Pe. João Mendonça,  sdb, Dom Norberto em conjunto com  15 padres, religiosas e religiosos e milhares de peregrinos, presidiu a Eucaristia, convocando-nos a nunca esquecer a memória do martir Ezequiel Ramin, uma memória de luta e resistência ao lado do povo de Deus, ao lado de camponeses, camponesas, indígenas, quilombolas, seringueiros e seringueiras e todos aqueles que são marginalizados pelo sistema social que espolia e nega seus direitos.



Benção da VIII ROMARIA Pe. Ezequiel Ramin
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
O Deus nosso Pai que hoje nos reuniu para esta celebração eucarística, em memória do trigésimo oitavo aniversário do martírio do Servo de Deus, padre Ezequiel Ramin, nos abençoe e proteja e nos confirme na sua paz e amor infinito. Amém. 
Cristo nosso libertador que se manifestou de modo admirável na vida e no dinamismo da missão do mártir servo de Deus, padre Ezequiel Ramin, faça de nós testemunhas generosas, alegres, corajosas e fiéis do seu Evangelho. Amém. 
A luz d o Espírito Santo que iluminou o mártir servo de Deus, padre Ezequiel Ramin, na doação de sua vida em favor das famílias que lavraram e cuidaram da terra, dos indígenas, dos sem terra, dos sem pão e sem casa nos ilumine na busca da construção do Reino de Deus, que visa um mundo sedento de paz mais justo e solidário em harmonia com toda a criação. Amen.
Assim abençoe-nos Deus que é amor e comunhão: o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Amém.
Dom Norberto Foerster,
Bispo de Ji-Paraná


Galeria da VII Romaria Pe. Ezequiel Ramin





Fotos: Divulgaçao Miss. Combonianos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

O acidente das usinas que nos esconderam