Matrículas Abertas para EFA Manuel Ribeiro

         
EFA Manoel Ribeiro dispõe de 60  vagas novas, para 1ª turma do curso de Técnico em Agroecologia Integrada ao Ensino Médio. Matrículas nos dias 17 e 18 de março de 2020, no endereço LH 4º Eeixo, Lote 08, Gb 21, Esquina com a Linha 2 - Cerejeiras.Telefone para contato (69) 9 9376-3486 Marilan Silva - Diretora (69) 9 9600-2861, Frank de Paula -Coordenador de curso, (69) 9 9608-8790 Juciléia Araújo - Coordenadora Pedagógica ou pelo endereço eletrônico aefacs@hotmail.com.


A Escola Família Agrícola é uma entidade Educativa com a  missão de oferecer aos jovens do campo oportunidade de qualificação no Ensino Médio.Promovendo  formação através de um projeto educativo, integral, apropriado à realidade e o desenvolvimento do campo, em uma perspectiva agroecológica, com capacitação técnica e formação humanística integral. Preparando-se para o exercício de cidadania.
           O que é uma EFA? É uma Associação de famílias, pessoas e instituições que se unem para promover o Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Campo através da Formação dos Adolescentes , jovens e suas famílias. A metodologia de ensino adotada é a Pedagogia Alternância, voltada ao meio rural e integrado aos princípios e fins da Educação Nacional. Artigo 2º da Lei Nº 9.394/96,"... tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando/a, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho". A Pedagogia da Alternância das Escolas Família Agrícola, enfatiza momentos na escola e momentos na família e comunidade, como fator privilegiado do processo de Ensino - Aprendizagem, o ambiente escolar, local de organização e sistematização científica e ponto de partida para organizar pesquisas. Integre teoria e prática, ação com reflexão, para que isso ocorra, os educandos ficam momentos na escola e momentos na família e comunidade. Os quatro principais pilares do sistema da EFA:

       1. ASSOCIAÇÃO: A presença de uma Associação responsável nos aspectos econômicos,                       jurídicos e administrativos, assegurando autonomia filosófica e gerencia

      2. PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: Uma metodologia pedagógica especifica, a Alternancia Integrativa, alterando momentos no ambiente escolar e momentos no ambiente familiar, organizados em três etapas sucessivas: 

         *observar/pesquisar (meio sócio profissional)
         *refletir/aprofundar (meio escolar)
         *experimentar/transformar (meio sócio profissional)

      3.FORMAÇÃO INTEGRAL: Promove a educação e formação integral da pessoa, pois considera o ser como um todo. Além da formação geral e profissional leva em consideração todas as dimensões da pessoa humana, buscando descobrir, valorizar e desenvolver as capacidades de cada jovem, num tratamento personalizado, através do espírito da iniciativa, criatividade, trabalho de grupo, senso de responsabilidade e de solidariedade, ajudando a construir o Projeto de Vida Profissional junto com a família e o meio que vive.

   4.DESENVOLVIMENTO LOCAL: Busca o Desenvolvimento Local Sustentável, através da formação dos jovens, suas famílias e demais atores envolvidos, tendo como enfoque principal o fortalecimento da agricultura familiar e inserção profissional e empreendedora dos jovens no meio rural. Durante essa caminhada, construirmos coletivamente a criação da associação, busca de parceiros, reuniões mensais, assembleias, legalização da área, plantios e articulação de recursos financeiros.

   Sua participação nesse projeto só nos alegra e ajuda preservar o legado de nosso mártir Manoel Ribeiro (NELINHO), que foi assassinado por lutar pela justiça e pelo direito a terra, a dignidade o bem comum no município de Corumbiara, podemos destacar uma das lutas no massacre ocorrido no assentamento Adriana em  1995.
 
   Temos clareza de que as Escolas Famílias Agrícola não são substitutas do dever do estado na educação, mas sim um modelo de educação que vem atender as necessidades das famílias camponesas, um campo com gente, inibindo o êxodo rural.

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção" (Paulo Freire)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam