CPT-RO, lança Atlas de conflitos na Amazônia



Nesta próxima quarta-feira (06), a Comissão Pastoral da Terra em Rondônia apresentará o Atlas de Conflitos da Amazônia, construído pelos agentes e comissões nos estados da Amazônia legal.

Essa região tem destaque no aumento da violência no campo no Brasil nos últimos anos, em 2016, foram registrados 61 assassinatos por conflitos no campo no país, sendo que 48 destes assassinatos ocorreram na Amazônia Legal. Neste ano de 2017, já foram registrados 64 assassinatos em conflitos no campo, até o momento, sendo 49 nessa região.
Em Rondônia, foram 21 assassinatos por violência no campo e já somam 16 casos em 2017. É o segundo estado da amazônia com o maior número de conflitos no campo e com maior número de famílias envolvidas, num total de 191 conflitos e 17.099 famílias.

A partir de um alinhamento técnico com o Centro de Documentação Dom Tomás Balduino, da CPT, e com a assessoria do geógrafo e professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG), Gustavo Ferreira Cepolini, cada regional da CPT contribuiu no levantamento dos dados e informações para o Atlas, registrando detalhes como: municípios onde o conflito estava localizado, nome da comunidade, número de famílias impactadas, identidade (posseiros, sem-terra, indígenas, quilombolas etc.), com quem disputavam seus territórios, e outros.
Informações: CPT-RO

Serviço:
Apresentação do Atlas de Conflitos na Amazônia
Onde: Auditório da Cúria Diocesana ( Av. Carlos Gomes, 964 – Centro)
Quando: 06 de Dezembro de 2017
Contato: 69 3224-4800 CPT RO - 69-98473-5453




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam