segunda-feira, 12 de junho de 2017

MORTE DE SERINGUEIRO POR CHEFE DO ICMBIO

MORTE DE SERINGUEIRO POR CHEFE DO ICMBIO REVOLTA POPULAÇÃO DE COSTA MARQUES, RONDÔNIA.

O seringueiro JOSÉ PANTOJA BEZERRA, de 59 anos, foi morto o passado dia 07 de Junho de 2017 dentro da reserva extrativista estadua onde morava, no Rio Cautário, de Costa Marques.
Ele foi atingido por dois disparos atirados pelo servidor do ICMBIO  Etienne Oliveira Silva, chefe da Resex Federal do Rio Cautário, vizinha da reserva estadual. Segundo versões divulgadas, após aparecer um pneu do seu carro furado, Etienne suspeitou de José Pantoja Bezerra, com quem tinha umas desavenças fazia anos. E o chefe do Icmbio foi tirar satisfação na casa de José Pantoja Bezerra, situado nas proximidades, rio acima. Depois ele teria alegado ter disparado por legítima defesa, por ser agredido por José Pantoja com um facão. Os fatos aconteceram arredor das 16 horas.

Já outras versões recolhidas de testemunhas na cidade de Costa Marques, apontam que após ter ser atingido por um disparo no braço, José Bezerra teria se jogado no rio tentando fugir e foi morto por um segundo disparo entre o queixo e o pescoço quando ele tentava se erguer numa canoa.

No mesmo dia 07, Etiene teria se apresentado no hospital de Costa Marques para registro de corpo de delito, apenas com alguns aranhões. Não parecia estar ferido. Posteriormente, no outro dia foi divulgada a notícia da morte de José Pantoja e somente nesse dia 08 uma equipe de bombeiros foi recolher o corpo dentro do rio, que foi levado para Ji Paraná para perícia, sendo enterrado no dia 09. No dia seguinte a Polícia Federal se deslocou a Costa Marques para fazer uma reconstituição dos fatos. Moradores da área comentaram que José Pantoja tinha apenas um terçado, que foi achado guardado dentro da casa dele. Nenhum outro facão foi achado.

A mídia local tem demorado vários dias para publicar a notícia, divulgada apenas como agressão ao agente do ICMBIO e morte de José Pantoja por legítima defesa. O fato parece apresentar as configurações de desmando e violência por parte do agente estatal, com uso arbitrário das próprias funções, fato que precisa ser apurado e investigado pela Polícia Federal.

Considerado como um assassinato, a morte tem revoltado a população de Costa Marques, especialmente os parentes de José Pantoja Bezerra e os seringueiros das Reservas Extrativistas do Rio Cautário, que estão pedindo a imediata prisão do agente do ICMBIO e sua destituição do cargo de Chefe da Resex Federal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.