Rondônia terá a 10ª Romaria da Terra e das Águas

Seguindo uma tradição de bastantes anos, Rondônia terá a 10ª Romaria da Terra e das Águas, que será realizada o domingo 23 de agosto em Machadinho do Oeste, na Arquidiocese de Porto Velho. 
A décima romaria da terra tem como tema: "Terra, floresta e água dádivas de Deus para viver e conviver" e como lema: "Somos testemunhas (At.3) de um novo céu e uma nova terra (Ap. 21)", sendo convocada pelas três dioceses da Igreja Católica de Rondônia (Arquidiocese de Porto Velho, Diocese de Guajará Mirim e Diocese de Ji Paraná) e pelo Sínodo da Amazônia da Igreja Luterana (IECLB). 
A 10ª Romaria está propondo uma reflexão sobre o uso e partilha dos dons da nossa Amazônia abençoada pela Criação: A terra, as águas e a riqueza de vida das florestas, dádivas que Deus criou para todos e que representam um desafio para cuidar e administrar conforme a vontade divina, com a missão de colaboradores de sua obra e construindo o "novo céu e a nova terra" que Cristo inaugurou no meio de nós. 
A região onde será realizada a Romaria enfrenta o contexto de um projeto avançado de criação da nova usina de Tabajara, no Rio Machado, que deve atingir mais de 500 famílias, e proposta de uma PCH na cachoeira do Rio Machadinho. Também enfrenta diversos conflitos agrários motivados pela ocupação e uso da terra no Vale do Jamari e na região de Machadinho. Preocupa a situação dos ribeirinhos, indígenas e seringueiros, que tem nos rios e florestas os principais meios de produção e de vida. 
A 10ª Romaria está sendo organizada pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, de Machadinho do Oeste; a Comissão Pastoral da Terra, regional de Rondônia; o Projeto Padre Ezequiel e o CIMI RO. Após vários encontros de preparação já tem sido divulgados cartazes de convocatória para as paróquias e comunidades de Rondônia, assim como cinco temas de formação de roteiros para os Grupos de Reflexão das paroquias e CEBs. 
Para o dia 23 de agosto está planejada a realização de uma caminhada da cidade até a cachoeira do Rio Machadinho, onde será realizada a eucaristia. 
Dom Antônio Possamai, bispo emérito de Ji Paraná, elaborou a Oração da 10 Romaria. Foi composto o hino "Caminhando em Romaria", de autoria de Zé Aparecido. Também está sendo elaborado um livrinho de cantos de animação da caminhada e da celebração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam