Via Campesina organiza palestra sobre o Estado na UNIR de Porto Velho

"Estado e forma política", do jurista e filósofo do direito Alysson Leandro Mascaro, modifica o estudo da teoria do Estado e da ciência política. A opinião é de Slavoj Žižek, convidado a escrever o texto de quarta capa, e que se surpreendeu com o que considera como “simplesmente a obra mais importante do pensamento político marxista nas últimas décadas”.
Alysson Leandro Mascaro é professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco - USP) e dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico e da Graduação em Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também é autor, dentre outras obras, de Estado e forma política, Filosofia do Direito e Filosofia Política Critica da Legalidade.

A Via Campesina – que, em Rondônia, envolve o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) - construiu esta atividade junto a UNIR e o DCE UNIR para propiciar um espaço de reflexão conjunta entre acadêmicos, magistrados e militantes sobre o Estado e o pensamento político, a partir de uma visão da classe trabalhadora para os trabalhadores.
Mascaro rompe com as visões que dominam a leitura sobre o Estado e a política na atualidade e estabelece um campo original de análise científica. Ele sustenta sua análise do Estado nas categorias fundamentais da reprodução capitalista, como a mercadoria. “Marx disse que o segredo da mercadoria não reside em algum conteúdo escondido sob sua forma, mas em sua própria forma. O livro de Mascaro foca-se precisamente nesta dimensão crucial. É um trabalho que fornece a estrutura conceitual básica para lidar com o assunto Estado. Um trabalho histórico que mudará todo o seu campo de estudo e estabelecerá seus próprios padrões!”, conclui Žižek.
A inovadora investigação de Mascaro pode ser considerada a mais avançada reflexão sobre o Estado produzida no Brasil. O estudo representa um deslocamento da teoria política, fazendo-a girar não em torno de suas instituições, definições jurídicas ou análises sobre as disputas em torno do poder estatal, mas sim a partir das formas sociais do capitalismo. Para tanto, Mascaro incorpora diretamente o pensamento de Marx e a tradição teórica sobre o Estado, incluindo as pesquisas mais recentes sobre o tema, empreendidas no mundo, nas últimas décadas, por variados pensadores marxistas e críticos.

  • Atividade: O Estado e a forma política.

  • Convidado: Alysson Leandro Mascaro

    Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco - USP).

  • Local: Auditório Paulo Freire na UNIR (Campus).

  • Data: 20 de fevereiro de 2015.

  • Horário: 19h00.

Via Campesina - MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens.- MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores.MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. CPT – Comissão Pastoral da Terra.UNIR – Universidade Federal de Rondônia.DCE UNIR – Diretório Central dos Estudantes da UNIR. LPJ - Levante Popular da Juventude.  Apoio: Departamento de Ciências Sociais (UNIR).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam