MPA de Tarilândia realiza reunião com a Prefeitura de Governador Jorge Teixeira.


Camponeses do MPA reivindicam melhoras na prefeitura de Governador Teixeira. foto Lenir
Uma comissão de camponeses do Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA de Tarilândia, realizaram no dia de hoje, 10/07/2014, reunião com a Prefeitura Municipal de Governador Jorge Teixeira/RO, presentando ao Secretário de Agricultura e o Chefe de Gabinete - que estava representando a Prefeita Municipal, as reivindicações dos grupos de base do MPA para a região de Jorge Teixeira/RO. Foi a primeira reunião do MPA com a Prefeitura Municipal de Governador Jorge Teixeira/RO, sendo que a ausência da prefeita foi registrada como negativa para a falta de avanço nas explicações e negociações.

Da pauta apresentada, que versava sobre Educação, Terraplanagem, PNAE e Obras foi retirado os seguintes encaminhamentos:

- EDUCAÇÃO: será providenciado até terça-feira a regularização do transporte escolar, pois, as crianças da zona rural até a presente data ainda não teve o ano letivo de forma regular, faltando e muito o transporte das crianças para as escolas pólos. Também se comprometeram a não fechar a EScola Sued Alves, escola rural que atendia em 2013 mais de 200 alunos e que se encontra sob ameaça de fechamento (mais uma escola rural ameaçada).

- TERRAPLANAGEM: não houve avanço na negociação sobre a realização da terraplanagem nos locais em que serão construídas as casas dos 17 beneficiários do projeto Moradia Rural - programa de habitação rural do Governo Federal, sendo estes moradores rurais de Governador Jorge Teixeira/RO.

- PNAE: há famílias que entregaram no ano passado produtos para a merenda escolar e até o presente momento não receberam. A Prefeitura se comprometeu em regularizar o pagamento e fazer um melhor planejamento para a entrega dos produtos para o ano que vem, já que muitos camponeses noticiaram que vários produtos estragaram na lavoura por falta de planejamento da administração sobre quantidades e épocas de recolher os produtos.

- OBRAS: Foi mostrado que está na programação desse ano a realização de recuperação de todas as estradas vicinais do município e isso ocorrerá até o mês de novembro.


Os participantes avaliaram como positiva essa primeira reunião, mas, já avisaram que na próxima querem contar com a participação de mais secretários e da prefeita, pois, é necessário que a Administração Pública ouça os camponeses e atendam suas reivindicações.

Acompanhei a presente reunião e pude constatar que o MPA tem muito contribuir com a organicidade do município e principalmente apontar os caminhos para que realmente, se houver interesse da Administração, fazer um bom planejamento para atender as necessidades dos camponeses.

(Lenir Correia Coelho - Assessora Jurídica da CPT/RO)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam