quarta-feira, 11 de junho de 2014

Projeto Sementes Agroecológicas


Projeto Sementes Agroecológicas privilegia jovens agricultores e pescadores
Estimular a formação agroecológica e cidadã para fortalecer a inclusão social e produtiva de jovens agricultores (as) familiares de Rondônia. Esse é o objetivo do Projeto Sementes Agroecológicas: transformação cidadã da juventude do campo na Amazônia, de idealização do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), campus Presidente Médici, em parceria com Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura de Rondônia (FETAGRO) e Federação dos Pescadores e Aquicultores Familiares de Rondônia (Fepearo).
O projeto, coordenado pela Professora Doutora Eliane Silva Leite e pelo Professor Mestre Clodoaldo de Oliveira Freitas, prevê atender jovens agricultores na faixa etária de 15 a 29 anos, no período de dois anos, com desenvolvimento de um processo educativo do aprender-fazendo, com foco em agroecologia, e levando em consideração algumas questões importantes para os jovens do campo e/ou pescadores, em especial os do Território da Cidadania de Rondônia e outros municípios atendidos pelas FETAGRO e Fepearo.
Sementes Agroecológicas é um projeto de assessoria técnica e extensão rural, focado nos princípios agroecológicos e baseado no método da pesquisa-ação participativa. Os participantes receberão formação por meio da metodologia da Pedagogia da Alternância, com ações práticas de manejo sustentável das unidades familiares, das comunidades e dos agroecossistemas. Ao longo do projeto serão ministrados 04 (quatro) módulos, norteados pelos eixos: Metodologias Participativas e Agroecologia; Extensão rural e Agroecologia; Tecnologias socioambientais e Pesca e aquicultura de base ecológica; e Segurança/Soberania Alimentar e nutricional e Economia.
De acordo com a professora Eliane Leite esta proposta de trabalho está em desenvolvimento por entender que “esses jovens necessitam de oportunidades para inclusão de práticas socioprodutivas, emancipação, acesso às políticas públicas e oportunidades para a melhoria da vida no campo”.
A parceria com a FETAGRO foi selada na última sexta-feira, dia 06, ocasião em que foi assinado um Termo de Compromisso, responsabilizando a Federação em auxiliar a coordenação na execução do projeto. Integram a equipe responsável pelo curso, o diretor presidente Fábio Menezes, como coordenador de política institucional, e o secretário de juventude rural, Ailton Santos, como coordenador de articulação da juventude. Naquela ocasião também foi organizado um calendário de visitas para sensibilização dos jovens rurais ao projeto.
Para os diretores da entidade, o projeto Sementes Agroecológicas, vem ao encontro dos propósitos da Federação na defesa e coordenação dos interesses individuais e coletivos dos trabalhadores rurais na agricultura familiar que visam a conquista de melhores condições de vida e de trabalho, e na compreensão de valorização do espaço rural e do fortalecimento da agricultura familiar, por meio da consolidação de políticas públicas necessárias à permanência do jovem no território e à promoção do desenvolvimento rural em Rondônia. “Seremos mais uma vez parceiros da Unir, em especial do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura, empenhando-nos na execução deste projeto que irá promover a qualificação de jovens agricultores/pescadores, visando à intensificação da participação social, a organização produtiva e o acesso a mercados, para a conquista de autonomia e afirmação do protagonismo juvenil”, destacou Fábio Menezes.
Fonte: Assessoria FETAGRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.