domingo, 25 de maio de 2014

Fetagro apresenta propostas para o Ministro do MDA em Ji Paraná.



Em evento do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, na manhã de sexta feira (23.5.14), durante realização da Feira Rondônia Rural Show, o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, fez referências a luta e organização do movimento sindical rural na conquista de importantes políticas públicas para o campo, para a agricultura familiar. Na ocasião, entregou ao ministro Miguel Rossetto documento com propostas de fortalecimento para agricultura familiar.
Fábio Menezes e Lazinho, presidente e vice-presidente da FETAGRO, respectivamente, prestigiaram agricultores familiares que expuseram suas produções agroindustrializadas na Feira Rondônia Rural Show, realizada de 21 a 24, em Ji-Paraná, Rondônia 
O presidente Fábio também acompanhou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, em vista as agroindustrias da agricultura familiar. Reconhecimento e atuação por uma agricultura familiar fortalecida, diversificada, organizada e sustentável. (continua)

A FETAGRO, representada pelo presidente Fábio Menezes, prestigiou a cerimônia de entrega de máquinas do PAC 2 Equipamentos para municípios do estado com menos de 50 mil habitantes e de títulos definitivos de propriedades do Terra Legal entregues para produtores rurais, atingindo a marca de mil títulos neste ano. O evento ocorreu nesta sexta-feira (23), durante a Feira Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.
Com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, foram entregues 45 caminhões-caçambas, completando a doação de 135 máquinas para os municípios de Rondônia. Os municípios já haviam sido contemplados, também pelo PAC 2, com uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão pipa. O ministro lembrou que “as máquinas são parte das ações do Governo Federal para o fortalecimento da agricultura familiar e melhoria da qualidade de vida no campo”.
Em relação a entrega dos títulos de regularização fundiária, o ministro avaliou “que este é um trabalho fundamental para o fim dos conflitos agrários”. Com o título definitivo, emitido pelo programa Terra Legal do MDA, o agricultor tem reconhecido seu direito sobre a sua propriedade e tem condição de acessar todas as políticas de fortalecimento da agricultura familiar que o Governo Federal disponibiliza.
Em sua fala, o presidente Fábio, ressaltou a importância daquele momento para o desenvolvimento rural sustentável e para a agricultura familiar, neste ano, celebrado como Ano Internacional da Agricultura Familiar. Mas pontuou que os conflitos agrários ainda são problemas do cotidiano e que é preciso avançar para o fim destes; que o Pronera é uma importante política para a reforma agrária, mas que precisa ser redirecionada; e que o movimento sindical gostaria de contribuir para esta construção.
Ele destacou também os programas Luz para Todos e Habitação Rural/Minha Casa Minha Vida, que têm transformado a vida dos agricultores (as) familiares e dado dignidade ao campo. Fábio colocou que o Luz para Todos dá condições de implantar agroindústrias e armazenar a produção, entre outras benfeitorias, mas ainda precisa atender mais de 18 mil famílias no Estado. Observou que o Programa Nacional de Habitação Rural PNHR também precisa de avanços, pois há uma grande demanda nos assentamentos, nas áreas quilombolas e indígenas e nas propriedades da agricultura familiar.
Fábio mais uma vez posicionou que a Federação e os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais querem construir junto com o governo federal o entendimento de que estes pontos são prioridades para fortalecimento da agricultura familiar.E que, especialmente neste ano, é preciso garantir esses avanços e dar continuidade a esse conjunto de políticas públicas que a presidenta Dilma tem desenvolvido.
Na oportunidade, o dirigente registrou a alegria em ter a presença do ministro novamente em Rondônia, recordando a vinda dele a segunda edição da Feira Estadual de Produção da Agricultura familiar (Fepaf), promovida pela FETAGRO e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, em 2005.

Propostas
Na ocasião, o presidente da FETAGRO, Fábio Menezes, entregou ao ministro Miguel Rossetto, um documento que registra propostas para o fortalecimento da agricultura familiar, que versam em áreas como da educação e agrária. “Tivemos a possibilidade de discutir sobre o crescimento e fortalecimento da agricultura familiar, que é a principal bandeira da FETAGRO e que também é priorizada pelo ministro, pelo MDA”, registrou.

Visitas
Após a doação de máquinas e a entrega de títulos, o ministro Miguel Rossetto, visitou o estande do Programa Mais Alimentos e das agroindústrias da agricultura familiar, acompanhado do presidente da FETAGRO e autoridades políticas.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.