sábado, 5 de abril de 2014

Plebiscito por uma constituinte em Rondônia

Rondônia na construção de plebiscito por uma nova constituinte
O Comitê Municipal de Porto Velho realizou nos dias 29 e 30, I Plenária de Formação de Formadores do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana por sistema político. O objetivo da formação é capacitar os formadores para realizar os trabalhos de base com povo, nos municípios e Estado.


A realização de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político brasileiro precisa construir propostas a partir de dois grandes eixos; O primeiro o aperfeiçoamento da democracia representativa com a reforma eleitoral e o segundo, da conta do fortalecimento da democracia da direita e participativa com o controle social.

A formação visa também capacitar pessoas para conduzir o processo de construção do plebiscito no interior das organizações que já pertencem e, principalmente, para fazer trabalho de base e educação popular. Ao compreender as fragilidades e os limites do sistema político atual, os multiplicadores terão condições de formar outras pessoas, aumentando o número daqueles que defendem um sistema político com garantia de maior representação e participação no Congresso Nacional.

Segundo Dom Antonio Possamai, temos duas tarefas desafiadoras, a primeira, fazer derrubar os fortes resquícios que estão se tornando cada vez mais fortes e nítidas do golpe do estado que vai fazer no dia 1º de abril, 50 anos, os poderosos daquele tempo ainda não foram derrubados. A segunda, é que precisamos de uma nova geração comprometida com a causa do povo, a justiça, a verdade, com a ética, esse é uma grande desafio. Uma derrubada com a nova geração exigindo que haja verdadeira educação e cidadãos formadores”.

Na I Plenária de Formação de Formadores do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana por sistema político participam os movimentos sociais e entidades sindicais. Os municípios presentes no encontro são eles; Nova União, Mirante da Serra, Ariquemes, Ouro Preto, Porto Velho, Cacoal, Jorge Teixeira, Alto Paraíso, Ji-Paraná e Jarú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.