Nosso Adeus ao guerreiro e filho da floresta, senhor Francisco Ferreira Presidente da OSR.

 

 

 

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.

Agora me está reservada a coroa da justiça,

que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia;

e não somente a mim, mas também

a todos os que amam a sua vinda.

2Tm, 7-8.

A Comissão Pastoral da Terra – CPT/RO, se une aos familiares do nosso saudoso companheiro Senhor Francisco Ferreira, popularmente conhecido como Chico da Valda, presidente da Organização dos Seringueiros de Rondônia, para externar suas condolências pela Páscoa do nosso amigo, pai, esposo, filho, guerreiro de todas as horas.

Seu Chico lutou incansavelmente na defesa dos guardiões e guardiãs da floresta; foi filho da floresta e fazia questão de reafirmar isso todos os dias de sua vida. Lutou por década contra um perverso câncer, mas sua maior dor vinha de outro tipo de câncer que era de ver os povos das florestas serem impiedosamente perseguidos, excluídos e violentados pela ganância de uns e inoperância de outros.

Seu Chico nos deixou fisicamente e agora se encontrará com seu filho Elder da Silva Ferreira, covardemente assinado no dia 23 de dezembro de 2022 e seu amigo Dorival Rodrigues Bindá (amigos inseparáveis),  e juntos desfrutarão da promessa do Pai.

Rogamos a Deus, Pai de toda Criação, que acolha seu filho e nosso irmão Francisco Ferreira, em sua Gloria, e que dê o consolo aos seus familiares, sua esposa Valda, com quem compartilhou sua vida inteira.

A Comissão Pastoral da Terra, tem acompanhado as injustiças sofridas pelos seringueiros em Rondônia e em nome dessa luta e resistência não podemos concordar que essa partida tenha sido meramente natural, tudo está interligado, e com certeza o declínio das forças do nosso irmão foi uma somatória de dor, de injustiça, de tensão, de enfermidades do corpo e da alma.

Sua Luta não será em vão, outros Franciscos e Chicos, brotarão!

Francisco Ferreira: Presente! Presente! Presente!

                                                                                     Porto Velho, 06 de setembro de 2024.

CPT-RO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O acidente das usinas que nos esconderam

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.