quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Compromisso de governo estimula permanência de agricultores no campo

Os recursos foram liberados para reformas de curral, construção de cercas, aquisição de matrizes leiteiras, motos com carretinhas e veículo utilitário.
A Emater-Rondônia do município de Corumbiara encaminhou ao Banco da Amazônia propostas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que somam, aproximadamente, R$ 550 mil reais beneficiando 18 pequenos produtores rurais local. Os recursos foram liberados para reformas de curral, construção de cercas, aquisição de matrizes leiteiras, motos com carretinhas e veículo utilitário. 

Segundo a gerente regional da Emater-RO, Enoelma Nunes, “as propostas foram captadas no período denominado segunda edição do evento Rondônia Rural Show”. Para a gerente, a liberação dos recursos representa um avanço na economia do município e beneficia, principalmente, o pequeno agricultor familiar possibilitando o seu fortalecimento econômico. Com isso, os produtores rurais são também estimulados a permanecerem no campo e diversificar suas propriedades e fixando. 

O governo de Rondônia e o Banco da Amazônia têm como meta elaborar e disponibilizar recursos nas seguintes modalidades Pronaf “B”, Pronaf AF (investimento e custeio) e Pronaf mais alimentos, com o objetivo de diversificar a produção. É determinação do governador Confúcio Moura, e compromisso firmado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), dar condições ao pequeno produtor rural com a elaboração dos projetos, acompanhando e orientando a aplicação correta dos recursos. 

A assinatura dos contratos foi realizada na Câmara Municipal de Corumbiara com a presença do gerente do Banco da Amazônia em Vilhena. Jonas Bassay, extensionistas da Emater-RO, produtores rurais e autoridades municipais. 

Wania Ressutti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.