Projeto de Residência Rural e Florestal em Rolim de Moura

A reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Berenice Tourinho, a convite do deputado Padre Ton (PT-RO) esteve no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para manter entendimentos visando a possível participação da instituição na implantação do projeto de Residência Rural e Florestal , uma proposta apresentada em setembro do ano passado ao deputado pelo professor José de Sá, do campus da Unir de Rolim de Moura.
O encontro mantido pela reitora com o deputado e os técnicos da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) João Luiz Guadagnin e Allan Razera ocorreu no dia 17.07.13, na sede do órgão. 
A intenção, segundo Padre Ton, foi para que a reitora pudesse ter mais informações sobre as competências da SAF no apoio ao projeto, de que maneira pode ajudar, e para que ela também pudesse expor as condições e competências da universidade no processo.
Por meio do mandato, o professor José de Sá esteve em Brasilia em novembro passado, quando apresentou pessoalmente o projeto para o secretario substitutivo da SAF, Argileu Martins da Silva e João Luiz Guadagnin. Depois, em março, foi promovido pelo mandato uma oficina para representantes de instituições do Estado e do governo federal ligadas à extensão rural, à agricultura e à pesquisa para apresentar o projeto.
A execução do projeto contribuirá para o fortalecimento da prática de extensão rural e para a o desenvolvimento agroflorestal sustentável por meio de quatro vertentes: a formação de profissionais e lideranças locais em assistência técnica e extensão rural; a prestação desse serviço às comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e assentados da reforma agrária; fortalecimento das cadeias de produção da sociobiodiversidade e da agricultura familiar e promoção do desenvolvimento socioeconômico das populações beneficiárias diretas do projeto, aliadas da conservação dos recursos naturais da Amazônia.
A proposta abrange as áreas de atuação em Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, Recursos Pesqueiros, Engenharia de Pesca e Zootecnia.
A reitora disse que considera louvável a iniciativa do campus da Unir em Rolim de Moura, sendo necessário observar compatibilidade curricular com os cursos existentes e aprovados pelo Conselho Superior de Administração da instituição. Berenice Tourinho fez um breve relato da situação de descalabro encontrada na Unir, citando que a Fundação RioMar está “judicializada”, e demonstrou preocupação com a falta de pessoal administrativo para lidar com bolsas e convênios que seriam feitos com a instituição para operacionalizar projetos.
A SAF comunicou que entraria em contato com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) para tratar das possibilidades de financiamento do projeto, e ainda esta semana encaminharia ao professor José de Sá uma avaliação do projeto com as recomendações de adequação.
No encontro, o deputado Padre Ton propôs a realização de uma nova oficina, desta vez em Porto Velho, que deverá ser realizada em agosto, quando então o projeto estará adequado às exigências e possibilidades do MDA.

Fonte assessoria pe ton. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam