 |
A nova equipe de coordenação executiva colegiada da CPT RO. foto denize |
Em assembleia realizada os dias 05, 06 e 07 de Julho de 2013, a Comissão Pastoral da Terra escolheu nova equipe da
Coordenação Colegiada Executiva, resultando eleitos
Maria Petronila Neto, José Ossak, José Pinto de Lima e Claudinéia Pagung, representando as equipes da CPT da Arquidiocese de Porto Velho, da Diocese de Guajará Mirim, da Diocese de Ji Paraná e do Sínodo Luterano da Amazônia (IECLB). Além da coordenação colegiada, foram eleitos os
18 membros do Conselho Regional, organismo consultivo que se reúne quatro vezes por ano. A eleição do mandato é por três anos.
A Assembléia esteve assessorada por Dom Tomás Balduino, presidente de honra da CPT Nacional, pelo Padre Flávio Lazzarin, da coordenação nacional da CPT, e por Dom Benedito Araújo, bispo diocesano de Guajará Mirim e acompanhante da CPT Rondônia. A assembleia contou com 79 participantes, entre membros da CPT, e representantes de movimentos sociais e dos agricultores de diversos assentamentos e acampamentos, vindos dos diversos territórios do estado de Rondônia, e destacando o caráter ecumênico da entidade, membros das igrejas católica, luterana, presbiteriana e da assembleia de Deus.
 |
Dom Tomás Balduíno. Foto denize |
O ato principal de formação foi uma Mesa Redonda realizada no sábado, dia 06 de julho, uma mesa redonda com a presença de Dom Tomás Balduíno, o bispo emérito de Ji Paraná, Dom Antônio Possamai, a Pastora Sinodal Vera Lúcia Engelhard e o antigo coordenador da CPT RO e superintendente do INCRA, também luterano, Olavo Nienow. O tema tratado foi como o Concílio Vaticano II, do qual se celebra os 50 anos, inspirou na Igreja uma maior presença junto aos povo e compromisso a favor dos pobres, dando início na época da ditadura militar, entre outras instituições eclesiais, à Comissão Pastoral da Terra.
O Pe. Flávio Lazzarin apresentou, com a complementação dos presentes, a análise de conjuntura política e eclesial atual. Ainda os presentes na assembleia acolheram os relatórios de atividades e financeiros apresentados pela coordenação anterior e elaboraram uma proposta de prioridades de atuação para os próximos anos, que contou também com as propostas de Dom Moacyr Grechi, bispo emérito de Porto Velho e um dos fundadores da entidade na Amazônia.
Recolhendo o sentir dos presentes, foi redigida uma Carta de Porto Velho da Comissão Pastoral da Terra. O encontro finalizou com a celebração eucarística, participada ecumenicamente, presidida por Dom Benedito de Araújo e Dom Tomás Balduíno.
 |
Nova equipe completa do conselho regional. foto denize |
 |
Dom Moacyr Grechy. foto denize
 |
Dom Tomás em celebração final. foto cpt ro
|
|
Fotos Denize Monteiro de Lima, de Cerejeiras.
Comentários
Postar um comentário
Agradecemos suas opiniões e informações.