segunda-feira, 8 de julho de 2013

Comissão Pastoral da Terra de Rondônia têm nova coordenação

A nova equipe de coordenação executiva colegiada da CPT RO. foto denize
Em assembleia realizada os dias 05, 06 e 07 de Julho de 2013, a Comissão Pastoral da Terra escolheu nova equipe da Coordenação Colegiada Executiva, resultando eleitos Maria Petronila Neto, José Ossak, José Pinto de Lima e Claudinéia Pagung, representando as equipes da CPT da Arquidiocese de Porto Velho, da Diocese de Guajará Mirim, da Diocese de Ji Paraná e do Sínodo Luterano da Amazônia (IECLB). Além da coordenação colegiada, foram eleitos os 18 membros do Conselho Regional, organismo consultivo que se reúne quatro vezes por ano. A eleição do mandato é por três anos.

A Assembléia esteve assessorada por Dom Tomás Balduino, presidente de honra da CPT Nacional, pelo Padre Flávio Lazzarin, da coordenação nacional da CPT, e por Dom Benedito Araújo, bispo diocesano de Guajará Mirim e acompanhante da CPT Rondônia. A assembleia contou com 79 participantes, entre membros da CPT, e representantes de movimentos sociais e dos agricultores de diversos assentamentos e acampamentos, vindos dos diversos territórios do estado de Rondônia, e destacando o caráter ecumênico da entidade, membros das igrejas católica, luterana, presbiteriana e da assembleia de Deus.

Dom Tomás Balduíno. Foto denize

O ato principal de formação foi uma Mesa Redonda realizada no sábado, dia 06 de julho,  uma mesa redonda com a presença de Dom Tomás Balduíno, o bispo emérito de Ji Paraná, Dom Antônio Possamai, a Pastora Sinodal Vera Lúcia Engelhard e o antigo coordenador da CPT RO e superintendente do INCRA, também luterano, Olavo Nienow. O tema tratado foi como o Concílio Vaticano II, do qual se celebra os 50 anos, inspirou na Igreja uma maior presença junto aos povo e compromisso a favor dos pobres, dando início na época da ditadura militar, entre outras instituições eclesiais, à Comissão Pastoral da Terra. 

O Pe. Flávio Lazzarin apresentou, com a complementação dos presentes, a análise de conjuntura política e eclesial atual. Ainda os presentes na assembleia acolheram os relatórios de atividades e financeiros apresentados pela coordenação anterior e elaboraram uma proposta de prioridades de atuação para os próximos anos, que contou também com as propostas de Dom Moacyr Grechi, bispo emérito de Porto Velho e um dos fundadores da entidade na Amazônia.

Recolhendo o sentir dos presentes, foi redigida uma Carta de Porto Velho da Comissão Pastoral da Terra. O encontro finalizou com a celebração eucarística, participada ecumenicamente, presidida por Dom Benedito de Araújo e Dom Tomás Balduíno.


Ambientação lembrava áreas de conflitos em Rondônia e vítimas da violência da terra. foto denize 
Representantes da Diocese de Guajará Mirim reunidos. foto denize
Dom Benedito de Araujo, bispo acompanhante da CPT RO. foto denize
Dom Antônio Possamai dando sua intervenção na mesa redonda. foto denize
Dom Tomás Balduíno, apresentado contribuição na Carta de Porto Velho. foto denize

Pe. Flávio Lazzarin da CPT Nacional, realizou análise de conjuntura. foto denize
Participantes na assembleia com animação de Zé Pinto e Zé fernandes. foto denize




Membros do novo conselho da CPT RO. foto denize

Nova equipe completa do conselho regional. foto denize

Dom Moacyr Grechy. foto denize

Dom Tomás em celebração final. foto cpt ro

Fotos Denize Monteiro de Lima, de Cerejeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.