Fetagro inicia Congresso Estadual em Ouro Preto do Oeste

Mesa de abertura do 6o Congresso da Fetagro. foto: Elielma
Sindicato comemora 20 anos de fundação elegendo nova diretoria e construindo plataforma de lutas
Com propósito de refletir sobre a conjuntura de vida e trabalho da categoria, bem como se constituir em um espaço formativo, avaliativo e propositivo, apontando novos rumos para fortalecer a luta da classe trabalhadora rural no estado de Rondônia, acontece, de 18 a 20 de junho, no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, o 6º Congresso da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Confetagro).

O 6º Confetagro é um momento de construção coletiva com a presença de aproximadamente 250 delegados (as) dos 41 Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados à Fetagro, onde serão discutidos e aprovados os planos de luta e desafios da categoria, frente às transformações socioeconômicas e ambientais do Estado abordados em três eixos: Contextualização dos impactos do avanço do capitalismo no campo; Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS); e Sindicalismo.

O presidente da Fetagro Lázaro Dobri, explica que o Congresso é a instância máxima dos trabalhadores (as) rurais no Estado e tem como atribuições, entre outras, avaliar o desempenho do Movimento Sindical dos Trabalhadores (as) Rurais (MSTTR), fixar diretrizes de atuação do Movimento e elaborar o plano de luta e atuação da Federação para o quadriênio seguinte.

“Vamos realizar o maior Congresso da Federação em número de participantes e principalmente pelas discussões de novas diretrizes para o Movimento Sindical Rural de Rondônia. Será um marco na história do movimento sindical, dada a nova conjuntura da agricultura familiar no Estado e Brasil”, aposta Lazinho.

Nova Diretoria

Os delegados (as) do Congresso também irão eleger a nova Diretoria e Conselho Fiscal da FETAGRO para a gestão 2013-2017. Foi registrada chapa única para a eleição, encabeçada pelo atual vice-presidente e secretário de política agrária Fábio Menezes.

O último dia do 6º CONFETAGRO, 20 de junho, será dedicado exclusivamente para o processo eleitoral, onde será realizada a votação, apuração e divulgação do resultado da eleição.

20 anos

A Fetagro comemora 20 anos de fundação. Ao longo destas duas décadas a FETAGRO consolidou-se como entidade sindical de representação, mobilização e articulação dos trabalhadores (as) na agricultura familiar em Rondônia.

Uma festa será realizada no dia 21, em Ji-Paraná, para comemorar os 20 anos de lutas e conquistas da Federação.

Fonte: Assessoria FETAGRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam