Quilombo Santa Fé em Costa Marques

RO - Transportando o futuro Prefeito Chico Território visita Comunidade Quilombola

Correio Popular
4/3/2013 O secretário relatou que a prefeitura de Costa Marques vem desenvolvendo com parceria da associação. Euclides destacou que o objetivo é trabalhar com as mulheres, em um possível aprimoramento desses cursos. Segundo o secretário, existem projetos do Governo do Estado em que disponibilizam quatro Agroindústrias que poderão estar sendo administradas, de acordo com a demanda local.
Rosangela, presente na reunião representando o secretário de Saúde Francisco Gargarim que no momento estava em viagem em busca de novas parcerias, argumentou a dificuldade enfrentada em busca de médicos, mas que hoje já conta, em seu quadro de serviço, com cinco médicos devidamente com CRM. Ele citou a importância de ouvir a opinião dos sócios da associação Quilombola a respeito do Plano Municipal de Saúde, com fim de atendimento dentro da comunidade, fazendo um breve relato das atividades executadas por sua secretaria.
O prefeito Chico Território antes de ir a Brasília, visitou a comunidade de Santa Fé, em busca de conhecer as demandas necessárias, ouvindo a comunidade local, para assim buscar projetos de acordo com a necessidade dos Quilombolas, viabilizando mecanismos para melhorar a qualidade de vida, destacando ser um dever a ser executado em prol do povo.

BIBLIOTECA AMBULANTE – O prefeito disse que enquanto não se concretiza seu pedido em Brasília pela Biblioteca ambulante, já relatou ao Secretário de Educação o desejo de disponibilizar um com professor para implantar o projeto nas comunidades. Chico Território expôs futuras parcerias com a CAERD (Companhia de Água e Esgoto do Estado de Rondônia) e a SEDAM (Secretaria do Estado do Desenvolvimento Ambiental), para desenvolvimento da comunidade, solicitando dos moradores, transparência também na associação e salientando que sua administração é pautada no diálogo.
Durante o encontro, “Dona Preta” confirmou que a Educação melhorou e que os alunos de 1º ao 5º ano já tem transporte escolar desde o primeiro dia de aula, porém solicitou apoio junto aos menores de 2 a 4 anos, pois irá fazer um levantamento nas três comunidades da quantidade e que repassará os dados a secretaria para que se possa estar trabalhando em conjunto e parceria.
A representante da comunidade também solicitou acompanhamento da EMATER (Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia) devido o plantio de algum produto encontrar deficiência e/ou doença não sanada pelos moradores para fins de informação e instrução para solucionar o problema.
O secretário de Agricultura Euclides destacou, no fim do encontro, que não medirá esforços junto à comunidade, sendo que os recursos disponíveis deverão ser implantados em benefício da população. Ele agradeceu a presença do Prefeito Chico Território e por se preocupar constantemente com o povo, visto a necessidade de ver suas dificuldades a todo o momento. Com informações da Assessoria. Observatório Quilombola.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam