Porto Velho sediará o IV Congresso Nacional da CPT

III Congresso CPT em Montes Claros MG. 
Porto Velho deve ser a sede do IV Congresso Nacional da CPT, com proposta de ser realizado os dias 07, 08, 09, 10 e 11 de Julho do ano 2015. A decisão foi tomada ontem, dia 21 de março de 2013, em Luziânia, Goiânia, pelo Conselho Nacional da Comissão Pastoral da Terra.

O Congresso da CPT é pensado como um evento marcante, um momento participativo onde os principais protagonistas são os camponeses e camponesas, um momento de escuta dos agricultores/as, onde a pastoral da terra ouve o seu sentir e o que eles esperam de nós.

Os congressos realizados pela Comissão Pastoral da Terra possuem um caráter celebrativo. Neles são definidos os grandes eixos de ação da entidade. O I Congresso aconteceu em 2001, na cidade de Bom Jesus da Lapa, BA, do dia 28 de maio a 1 de junho. Nele a CPT definiu três eixos de ação: Terra, Água e Direitos Humanos. O II Congresso foi realizado em 2005, na Cidade de Goiás, Goiás, de 14 a 18 de junho.  Em Montes Claros, MG acolheu em 2010 o  III Congresso nacional da CPT, tendo como fundo o tema dos diversos biomas naturais, marcando a diversidade da agricultura e do campo. Amazônia tinha marcado esta escolha, pois Marabá (PA) era o lugar escolhido, onde finalmente não foi possível de ser realizado.

Mística na Assembléia Nacional da CPT de 2013. foto cpt ro
A vontade de ir para Amazônia foi o que levou a proposta de realizar o IV Congresso para Porto Velho. Lá se realizou em 2009 com sucesso o 12o Intereclesial das CEBs. Encruzilhada de caminhos da Amazônia Oriental, sede do Regional Noroeste da CNBB, Porto Velho está entre o estado de Amazonas, Acre e Norte do Mato Grosso. 

A CPT Rondônia apresentou a sugestão de realizar no final do Congresso a Romaria da Terra de Rondônia, e deve apresentar esta proposta aos parceiros (CIMI, Dioceses de Ji Paraná, Guajará Mirim, Arquidiocese de Porto Velho e Sínodo da Amazônia da Igreja Luterana no Brasil, IECLB), que tradicionalmente preparam esta romaria. 

Diversos locais de Porto Velho foram levantados como possíveis sedes do encontro dos representantes dos camponeses convocados pela CPT no Brasil inteiro. Uma equipe com representantes das grandes regiões brasileiras foi escolhida para preparar o evento. 


Comentários

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam