segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Novo local da feira agroecológica em Tarilândia

Inaugaração da feira e local do MPA de Tarilândia

O sábado dia 23/02/2013, ocorreu a inauguração da Secretaria do MPA (Movimentro dos pequenos Camponeses) de Tarilândia. O espaço além de agregar escritório e cozinha, agrega um barracão para a feira agroecológica do movimento que acontece todas as sextas-feira com a venda direta de produtos sem venenos. O barracão, como é chamado pelos camponeses e camponesas, foi todo construído com recursos dos camponeses e camponesas, sendo essa a primeira construção do MPA no Brasil sem investimento do Estado ou de projetos. (continua)
Sede do escritório de feira do MPA de Tarilândia (Jaru). Foto Lenir
Os grupos de base, se revezaram para garantir a mão-de-obra, sendo essa totalmente, voluntária. Os camponeses e camponesas fizeram doação de materiais e bezerros, que foram vendidos e convertidos em materiais para a construção do barracão.
A inauguração foi muito emocionante, ao lembrarem a luta para a construir esse espaço. Importante frisar que Tarilândia é um Distrito da cidade de Jaru/RO e sofre com todas as mazelas de abandono das políticas públicas do Estado.
Animação popular da festa. Foto Lenir
Na festa de inauguração foi servido alimentos produzidos pelas camponesas, amostra da produção, churrasco e servido caldo feito em fogões tradicionais de barro, assim como a boa e velha música camponesa cantada por militantes do MPA - tudo isso em clima de muita festa com distribuição gratuita de todos os alimentos.
As falas das pessoas que se fizeram presente foi no sentido de reconhecer que o trabalho coletivo e a força da organização fazem a diferença no campo e constrói um novo mundo. 
Mostra de alimentos produzidos
pelos camponeses. Foto Lenir
Fiquei muito orgulhosa de acompanhar o MPA de Tarilândia e fazer parte dessa construção, de ter visto as dificuldades que eles enfrentaram e souberam se organizar para mudar a realidade. Queria muito dividir essa alegria com vocês, pois, não tinha como não se emocionar com a alegria estampada em cada rosto e a clara satisfação das camponesas e camponesas que a todo tempo lembravam "Nossa! Foi a genteque fez!!" "Isso está lindo"! Realmente estava muito lindo! Lindo como a liberdade de sonhar e construir! 
MPA - Por soberania alimentar e poder popular!

Lenir Correia Coelho - Assessoria Jurídica da CPT/RO e advogada da RENAP


Churrasco popular. Foto Lenir

Caldo preparado com tradicional fogão de barro à lenha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.