domingo, 25 de novembro de 2012

Udo Wahlbrink preside assembleia do Sindicato após ser libertado pelo STJ

Aconteceu neste sábado (24), na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), de Vilhena e Chupinguaia, uma assembleia geral da categoria que teve como objetivo principal reestruturar a entidade, que estava com vacância em vários cargos, e eleger delegados à Plenária Estadual da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO), que será realizada nos próximos dias 11 e 12 de dezembro. A assembleia contou com a presença do presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri (Lazinho) e do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RO), Itamar Ferreira. Este foi o primeiro evento oficial presidido por Udo Walbrink, após ter sido libertado no último dia 15, por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), depois de mais de oito meses de prisão, por questões agrárias. Na abertura do evento o presidente da FETAGRO falou sobre a relação conflituosa entre o agronegócio que está se instalando com muita força no Cone Sul de Rondônia e a agricultura familiar.
A grande preocupação das entidades que defendem os pequenos agricultores são as práticas adotadas pelos grandes produtores, que provocam uma verdadeira expulsão dos pequenos agricultores; que conseguem com sua influência receber a quase totalidade da assistência técnica e dos recursos destinados ao campo.

Para o presidente da CUT, a liberdade de Udo representa uma importante vitória para os movimentos que defendem a Reforma Agrária e a agricultura familiar. O sindicalista fez um resgate do processo que resultou na prisão de Udo, ressaltando que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados constatou que houve direcionamento das investigações e um processo de criminalização, com o claro objetivo de intimidar o conjunto dos trabalhadores do Cone Sul e do Estado.

Durante a assembleia foi remanejado um cargo e eleitos três novos nomes para compor a diretoria executiva, sendo eles: Adriane Appelt, no cargo de vice presidente; Ademir Clementino, na finanças e administração; Mabel Senes, secretaria de mulheres; Anderson Garcia, secretário de jovem; bem como, para suplência do conselho fiscal Clarinda da Silva, Vagner dos Santos e Ademir Machado. Também foram eleitos como delegados à plenária da FETAGRO Udo Wahlbrink, Mabel Senes, Anderson Garcia e Celso Ribeiro, além de quatro suplentes.

Na fala de encerramento da assembleia, Udo Wahlbrink falou das dificuldades e problemas sofridos nos últimos oito meses e agradeceu o apoio recebido tanto da categoria e da sociedade, quanto da FETAGRO e da Central Única dos Trabalhadores; além da Comissão de Direitos Humanos, dos deputados estaduais de Rondônia, da União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA) e de dezenas de outras entidades. “Estamos mais fortes e unidos do que antes, na defesa da agricultura familiar”. Ressaltou o presidente do STTR.

Fonte: Assessoria CUT-RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.