segunda-feira, 3 de setembro de 2012

5a Semana Social em Porto Velho



Neste sábado, 01 de setembro de 2012, reuniu-se na Cúria Arquidiocesana- Porto Velho, em torno de 60 pessoas, para participar do Seminário da 5ª Semana Social, que propõe o tema: ESTADO PARA QUE? PARA QUEM? E tem como lema: A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO.
Este evento constituiu um espaço de formação, participação e discussão sobre o Estado que temos, e com base nas palestras e exposições dos presentes se tornou um espaço de construção, com as indicações do Estado que queremos e as maneiras que a sociedade e a Igreja podem fazer parte deste processo.
Os trabalhos foram iniciados com a acolhida, para as palestras contou-se com a colaboração do Pe. Luiz Cappi que apresentou a história das Semanas Sociais, objetivos e contribuições. Em seguida Ramon Cujui apresentou uma análise do Estado que temos, em diálogo com os presentes. As exposições permitiram aos participantes uma análise critica sobre o Estado, trabalho realizado em grupo, e discutido em plenário, apresentando os pontos negativos e positivos deste.
Num segundo momento, Dom Antônio Possamai, contemplou o grupo com uma exposição sobre Estado e poder, baseado em uma análise bíblica da formação e desenvolvimento do Estado. Também foi realizada uma explanação, por um representante indígena sobre a situação de seu povo.
Prosseguiu-se com novo trabalho de grupo, onde o propósito foi de apontar as direções da construção do Estado que queremos. Dentre os pontos discutidos no decorrer do dia, fica a certeza de que um Estado mais justo só pode ser alcançado com a participação popular. Durante o dia a animação ficou a cargo do cantor Kallikos.
Os trabalhos mostraram-se produtivos ao ponto que entende-se ser este um processo de construção coletiva e que mais espaços precisam ser criados. Ficam as expectativas para o encontro nacional da 5ª Semana Social que se realizará em 2013 em Brasília, .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.