sexta-feira, 27 de julho de 2012

Retirada clandestina de madeira da área indígena surui.



Foto ilustrativa: Toreiro preso em Serinueiras (Ro).

Segundo relatos por mais de 15 dias os madeireiros neste més de julho de 2012 voltaram a retirar clandestinamente madeira na terra indígena "Sete de Setembro", situada entre Cacoal (RO) e Aripuanã (MT) e eles já teriam ultrapassado o Rio Branco, que fica cerca de 40 km da entrada da área indígena.
Os madeireiros estão saindo desta área a noite para não serem pegos pela policia. 
Com uma nota de manejo florestal chegam a realizar mais de de 5 viagens de maneira ilegal, e para não serem pegos existe um esquema de escolta que vai à frente dos caminhões para ver "se a barra esta limpa". Aí mais uma carga que passa com a mesma nota e se tiver fiscalização os motoristas são avisados por radio.Em total seria mais de 40 madeireiros retirando madeira no local o qual agudiza o conflito existente entre os indígenas suruí, entre os partidários da venda de madeira e os que são contra, como o cacique Almir Suruí, que está ameaçado de morte e sob escolta armada "por medo de represália de madeireiros". Na verdade não é somente dos madeireiros que ele tem medo, pois alguns indígenas já comentaram publicamente que se estiver sem a sua escolta e ir até a região onde agem os madeireiros eles vão dar uma surra nele.
Ele é acusado de ser o único que está satisfeito com a venda do crédito de carbono, pois estaria vivendo muito bem financeiramente e as 3 mulheres que vivem com ele andando com caros importados.
O qual deixa revoltados os grupos que não são beneficiados e provocado uma enorme divisão entre os indígenas suruí. Por outro lado, também quando se tira a madeira somente os caciques e seus parentes próximos que vendem a madeira que é dividida em tabelas. Já os indígenas restantes não vendem nem uma árvore.
Além dos madeireiros também é retirada madeira para os fazendeiros, para fazer cerca e curral. As madeiras utilizadas para a cerca são a Itaúba, a mirindiba e o tarumá. Ainda estaria sendo retirada castanheira para recuas de curral e construção de casas. Para utilização das castanheiras elas são queimadas primeiro e ainda tem relatos de morte de árvores por veneno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.