Ocupação do INCRA de Ji Paraná RO

O MST em Rondônia participa da jornada de luta: Abril Vermelho, no período de 12 a 15 de abril, o MST mobiliza-se para buscar/cobrar as suas reivindicações e para resgatar a memória do Massacre de Carajás, pois, trata-se do mês em que o massacre ocorre e até hoje a situação de conflito no local não foi resolvida.  Em Rondônia, o MST protocolou pauta de reivindicação junto ao BASA, INCRA, Secretaria de Agricultura, entre outros órgãos; sendo que os militantes do MST montaram acampamento no INCRA de Ji-Paraná, onde saíram para realizar as mais diversas atividades.
Na quarta-feira, estiveram no BASA onde não houve avanço nas negociações, o Banco mostra-se intransigente com a renegociação dos débitos dos agricultores, assim como não mostra interesse em fornecer crédito para os pequenos agricultores.

Na quinta-feira, a pauta de reivindicação foi junto ao INCRA, contando com a presença do Superintendente Carlindo e a Ouvidora Agrária Márcia, sendo certo que não houve avanço na negociação, pois, o Superintendente deixou claro que houve cortes no orçamento do INCRA, que o órgão apresenta várias deficiências, assim, como a instabilidade sobre o fato do mesmo não ficar ou não no cargo, prejudicava qualquer negociação.
Os militantes do MST destacaram o descontentamento dos assentamentos com a inércia do INCRA nos processos administrativos de aquisição de área, assim como a falta de interesse do INCRA em manifestar-se nos processos judiciários em que são intimados, o Superintendente destacou que não possui poder de comando sobre a Procuradoria do INCRA e que se manifestará nos processos quando for intimado pela Justiça – só que não explicou o porque o INCRA não ter manifestado nos processos em que foram intimados. Percebe-se claramente a falta de direção e compromisso do INCRA com a Reforma Agrária em Rondônia.
Para Sexta Feira  haverá mobilização junto a Secretaria de Agricultura, a realização duma marcha com panfletagem na cidade e uma celebração em memória dass vítimas do massacre dos Carajás.

Comentários

  1. eu tambem gostaria de um pedaço desta terra pra mim plantar so 2 ikitares ja da pra mim

    ResponderExcluir
  2. calso vcs conheça algum lugar ai ke seja afastado das cidades eu me enteresso esti lugar ke nein casa tem e nein enegia eletrica mas de uma coisa eu nao abro mao eu kero ke esti lugar passe um rilzinho nos fundos do sitio eu gostaria de conceguir dois alkeires de terra ai da pra algueim me dar auguma enformaçao sobre isto e mais eu gostaria ke foce afastado das cidades ums 50 kilometros pelomenos e pode ser em cuaker lugar me add ai maria33700@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. eu tambem gostaria de pelomenos de ums treis mil metro destas terrar pra mim prantar frutas e verduras e legumes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam