Novo Código Florestal beneficiará Cassol e outros 18 parlamentares

Se for aprovado no Congresso com todas as alterações previstas, o novo Código Florestal Brasileiro beneficiará pelo menos 15 deputados federais e três senadores integrantes da bancada ruralista, que faz forte lobby para que a proposta entre em votação no plenário da Câmara ainda neste semestre. Os 18 parlamentares foram multados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em razão de algum crime ambiental. No Senado, o campeão de multas em curso é o senador Ivo Cassol (PP-RO), ex-governador de Rondônia. Ivo desmatou 160 hectares em área de reserva legal numa fazenda, sem autorização; “destruiu” 352 hectares de floresta nativa; infringiu “normas de proteção” de uma área de 13,5 hectares; e desmatou a “corte raso” 2,5 hectares de uma APP, também sem autorização.


De Tudorondonia.com A maior parte dos autos de infração, cujos processos ainda estão em trâmite no Ibama, refere-se a desmatamentos ilegais e desrespeito à delimitação de reservas legais e áreas de preservação permanente (APPs). Os terrenos devastados ou que deixaram de ser restaurados por parlamentares somam 4.070 hectares, área suficiente para abrigar 97 Parques da Cidade. 


O novo Código Florestal altera exatamente regras relacionadas a reservas legais e APPs. Os parlamentares multados também seriam diretamente beneficiados com a anistia a desmatadores autuados até julho de 2008, outro ponto previsto na nova legislação ambiental. O perdão de multas é um dos pontos mais controversos e vem atrasando a costura de um acordo entre ruralistas e ambientalistas para que a proposta seja votada em plenário. 

Os líderes 
O levantamento feito pelo Correio no sistema de protocolo do Ibama levou em conta a bancada ruralista composta por 158 deputados e senadores nesta legislatura, definida conforme critérios adotados pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). A quantidade de parlamentares multados, que ainda recorrem contra os processos, equivale a 11,3% da bancada. 

Outros seis parlamentares foram autuados, no entanto, os autos de infração já estão no arquivo. Cinco integrantes da bancada ruralista pediram ao Ibama autorização para desmatar vegetação nativa ou para usar motosserras. A área total a ser desmatada é de quase 1,2 mil hectares, o equivalente a 120 estádios como o Morumbi. Fora da bancada ruralista, outros oito parlamentares aparecem no sistema do Ibama. 

O deputado federal que responde ao maior número de autos de infração é Paulo Cesar Justo Quartiero (DEM-RR). São cinco processos contra o parlamentar. Na Câmara, ele é porta-voz dos arrozeiros de Roraima derrotados na Justiça no caso da decisão da demarcação da reserva indígena de Raposa Serra do Sol, em 2008. Um dos processos refere-se ao fato de o deputado “impedir a regeneração natural de 3,51 mil hectares de vegetação nativa”. Quartiero utilizou ainda dois hectares com “infringência das normas de proteção ambiental”, extraiu cascalho sem autorização do Ibama e não deu destinação adequada a embalagens de defensivos agrícolas. 

O sistema do Ibama registra um mandado de notificação e intimação e um auto de infração contra a porta-voz do agronegócio, a senadora Kátia Abreu (TO, recém-saída do DEM). Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Kátia Abreu é a principal defensora da aprovação do novo Código Florestal. Outro senador autuado é Renan Calheiros (PMDB-AL). 

O auto de infração refere-se à instalação de uma “pavimentação” dentro da Estação Ecológica (Esec) de Murici, em Alagoas, cidade natal do senador. A estação existe desde 2001 e preserva fragmentos de Mata Atlântica. Entre os deputados federais, Augusto Coutinho (DEM-PE) foi multado pelo Ibama por “causar dano direto” à área de proteção ambiental (APA) Costa dos Corais. Segundo o órgão, ele também não recompôs uma APP na Praia de Mamucabinhas, em Pernambuco. 

Débito ambiental 

Confira a lista de parlamentares defensores das alterações do Código Florestal que foram multados pelo Ibama: 

Na Câmara 
Augusto Coutinho (DEM-PE): uma notificação e dois autos de infração 
Eduardo Gomes (PSDB-TO): dois autos de infração 
Giovanni Queiroz (PDT-PA): dois autos de infração e uma notificação 
Hélio Santos (PSDB-MA): um auto de infração 
Iracema Portella (PP-PI): um auto de infração 
Júnior Coimbra (PMDB-TO): dois autos de infração 
Lira Maia (DEM-PA): um auto de infração 
Márcio Bittar (PSDB-AC): um auto de infração 
Marcos Medrado (PDT-BA): dois autos de infração 
Moreira Mendes (PPS-RO): um auto de infração 
Nelson Marchezelli (PTB-SP): um auto de infração 
Paulo César Quartiero (DEM-RR): cinco autos de infração 
Raul Lima (PP-RR): um auto de infração 
Reinaldo Azambuja (PSDB-MS): um auto de infração 
Sandro Mabel (PR-GO): um auto de infração e uma notificação 

No Senado 
Ivo Cassol (PP-RO): quatro autos de infração 
Kátia Abreu (TO, recém-saída do DEM): um auto de infração 
Renan Calheiros (PMDB-AL): um auto de infração 

(De Maurílio Ricardo, com informações do Correio Braziliense)

Comentários

  1. que palhasada puts esa corja de distruidores da natureza vao ser absolvidos dos crimes que praticarao e imfelismente aimda vao sair como os salvadores da patria,so que os culpados de tudo isso sao os eleitores que elegem bamdidos e falam que nos os pequenos agricultores que cometemos crime ambiental logo nos que plantamos alimento ! enquanto isso eles plantao capim pro boi comer, pergumte a eles que dia se comemora a semana do meio ambiemte ? tenho serteza nemhum deles sabe, mas se pergumtar qual a idade do boi a isso ele sabe com serteza

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam