Campanha para não consumir carne da Amazônia

A ong Idec em parceria com o Vitae Civilis e apoio do FEMA - Fundo Especial de Meio Ambiente mantido pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo – SVMA, está desenvolvendo a iniciativa “Clima e Consumo em São Paulo” Que trata dos diversoso impactos climáticos de nossos padrões de consumo. Com o lema "Evite que o seu bife derrube a Amazônia" a inciativa debate sobre o consumo de carne e os seus efeitos nas derrubadas e queimadas da Amazônia.

A iniciativa contemla uma campanha de envio de cartôes postais para grandes supermercados paulistas pedindo para não comprar carne da Amazônia. As principais fontes de emissão de gases do efeito estufa do Brasil são o desmatamento e as queimadas, que respondem por volta de 70% das emissões nacionais. O principal vetor de desmatamento é a expansão da fronteira agrícola, que por sua vez, empurra a pecuária para a derrubada de mata nativa. Dessa forma, a pecuária tem uma relação direta com o desmatamento e as queimadas, já que a atividade se concentra também em fazendas localizadas no chamado arco do desmatamento da Floresta Amazônica.
A iniciativa conta com a realização de variadas intervenções urbanas com o propósito de abordar problemas de grande impacto nas mudanças climáticas em São Paulo: a geração excessiva de resíduos sólidos; o excesso de carros e a falta de um plano de mobilidade sustentável para cidade, aumento das enchentes e a falta de informação da origem da carne que favorece o desmatamento.
A camapanha propoe enviar cartões virtuais para os SACs ou executivos de vários supermercados espalhados pelo Brasil, pedindo que os supermercados cobrem de seus fornecedores de carne bovina a utilização de um sistema de rastreamento da carne comercializada que garanta que o consumidor não esteja contribuindo para o desmatamento na Amazônia Legal.
Veja os supermercados para os quais seu cartão será remetido:
Será encaminhada uma cópia deste cartão para os supermecados (Angeloni, Araújo Supermercados, Big Box, Carrefour (Atacadão, Carrefour, Dia), Comper, Epa Supermercados, Líder, Makro, Nazaré, Pão de Açúcar (Assai, CompreBem, Extra, Pão de Açúcar, Sendas), Wal-Mart (BIG, Bompreço, Maxxi, Mercadorama, Nacional, Walmart), Yamada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA PÚBLICA - HOMENAGEM RIDICULARIZA RONDÔNIA E ESTIMULA A CRUELDADE CONTRA AS MINORIAS.

Santo Antônio do Matupi, no Km 180 da transamazônica.

O acidente das usinas que nos esconderam