terça-feira, 6 de julho de 2010

XIII ASSEMBLÉIA DA CPT RONDÔNIA


Os dias 30 de Junho, 01 e 02 de Julho 2010 foi celebrada em Ji Paraná a XIII Assembléia da CPT RO, retomando o lema do congresso: “No clamor dos povos de Rondônia, a memória e a resistência em defesa da vida!”.
Estiveram presentes representantes das paróquias católicas e luteranas e convidados chegando ao total de 78 participantes. O Pe. Hermínio representou a coordenação nacional da CPT e Sandro Gallazzi assessorou a formação sobre o tema Terra e Bíblia.
Foram apresentados relatórios administrativos e contáveis sobre os três últimos anos de caminhada da CPT regional, que trabalha com um projeto trienal financiado por Misereor, dois projetos de agroecologia: Projeto Terra Sem Males, da Cafod, e Projeto Natureza Viva do Vale do Guaporé, da CEI. Enquanto participa também do projeto de Articulação da Amazônia e da Campanha contra o Trabalho Escravo e Degradante.

Foi aprovado o novo regimento interno do Regional da CPT RO e para compor a Coordenação Colegiada, foram indicados a Irmã Maria Madalena Hoffmann, pela Diocese de Ji Paraná; Josep Iborra Plans, Zezinho, pela Diocese de Guajará Mirim; Maria José de Oliveira, a irmã Zezé, pela Arquidiocese de Porto Velho, e Gilmar Felberg, pelo Sínodo da Amazônia da Igreja Luterana (IECLB). Todos eles foram eleitos por ampla maioria, assim como quatro representantes de cada diocese e do sínodo para compor o Conselho Regional.
Finalmente foram revisadas as linhas de ação e os compromissos da CPT RO, com destaque para a difusão da agroecologia junto as paróquias, no compromisso com o bioma da região amazônica; a assessoria jurídica para as vítimas da violência no campo e o apóio a reforma agrária, no compromisso da luta pela terra. Foi dada prioridade ao trabalho com juventude camponesa e no apóio as iniciativas de resistência, teve destaque para a organização das equipes diocesanas/sinodais e finalmente, a defesa dos territórios das comunidades tradicionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.