segunda-feira, 8 de março de 2010

A agricultura familiar de Rondônia vive momento de fracasso



A Comissão Pastoral da Terra - RO, vem fazendo um diagnostico nos assentamentos e acampamentos em alguns município de RO. Percebe-se um grande fracasso na agricultura familiar. Notamos que a as famílias estão organizadas para conquistar a terra, mas o grande problema em geral é permanecer na terra, gerada pela descapitalização que se encontram.
E preciso que as famílias voltem para suas origens de permanecia na terra, procurando diversificar o Maximo de suas propriedades, porque a maioria dos pequenos produtores implantam o sistema de monocultura.Esse sistema facilita á venda das propriedades, proporcionando assim o êxodo rural.
A CPT - RO está muito preocupada com esse problema que acontece com essas famílias. Estamos trabalhando com alguns grupos com o sistema de agroecologia, acreditamos que será a salvação da nossa agricultura familiar dentro do nosso Estado.

Técnico em Agropecuária: Genivaldo Castil Sabará
Comissão Pastoral da Terra - RO

2 comentários:

  1. alem de todo comtesto da agricultura de monocultura do estado temos outros gargalos no estado que so nos levam ao exodo rural sao os finamçiamentos empurados garganta a baixo . por instituiçes governamentais no nosso estado

    ResponderExcluir
  2. alem de tudo essas intituições não governamentais como EMATER/VHA virou um pauco politico ali tem vereador fazendo politicagem dentro deste orgão que seria para dar assistencia tecnica aos produtores, no entanto aproveita-se de projetos do governo para dizerem que são os pais da criança, o projeto PROMEC do governo é uma assistencia mecanizada, esse vereador ja exerceu ate mesmo o cargo de gerente sem que tivesse renunciado ao cargo de vereador as duas funçoes recebendo pelos dois serviços ao mesmo tempo. cade o Sr. Paulo Lermer que não vê essa situação. como pode exercer dois serviços ao mesmo tempo e recebemdo ambos.isso aconteceu e sera que nimguem viu

    ResponderExcluir

Agradecemos suas opiniões e informações.