quarta-feira, 13 de maio de 2009

CAPACITAÇÃO PAIS – PRODUÇÃO AGROECOLOGICA INTEGRADA SUSTENTAVEL.

Na data de 27 a 30 de abril, deste ano, aconteceu em Ouro Preto do Oeste/RO, a capacitação na tecnologia social PAIS. Esta capacitação foi apenas uma etapa deste projeto que esta em desenvolvimento em vários estados do Brasil.
A Articulação Rondoniense de Agroecologia – AROA, desde o inicio de 2008, vem construindo a proposta de implantação deste modelo de horta no interior do estado, com a parceria da Fundação Banco do Brasil, Serviço de Apoio às micro e pequenas Empresas - Sebrae e Cooperativa Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mutua – Coocaram, foi possível a aquisição de duzentos kit´s hortas, distribuídos entre as entidades integrantes da AROA, sendo responsabilidade da CPT-RO 14 kit, distribuídas em 9 municípios, entre os projetos Terra Sem Males, Natureza Viva do Vale do Guaporé e Luta na Terra.
O PAIS busca: estimular a produção orgânica; reduzir a dependência de insumos vindos de fora da propriedade; apoiar o correto manejo dos recursos naturais; incentivar a diversificação da produção e evitar o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor.
Trata-se de mais uma alternativa para complementar o trabalho que as entidades parceiras realizam na agricultura familiar. Isso porque possibilita o cultivo de alimentos mais saudáveis. Tanto para o consumo próprio quanto para a comercialização. Dispensa o uso de ações danosas ao meio ambiente, como o emprego de agrotóxico, queimadas e desmatamento, e ainda, alia a criação de animais com a produção vegetal, preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva o associativismo.
Neste contexto a capacitação contou com a participação de profissionais ligados às entidades beneficiadas, onde em quatro dias montamos uma horta do PAIS, na área do coletivo do MST, Casulo Luzinei Barreto, alem da teoria , os técnicos colocaram a mão na massa e se comprometeram a fazer bonito nas propriedades das famílias beneficiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos suas opiniões e informações.